set
18

DEU NO TERRA (ELEIÇÕES 2010)

Claudio Leal

Direto de Campinas (SP)

Em discurso bem humorado e, ao mesmo tempo, irritado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou a imprensa brasileira na cobertura das eleições, referindo-se às denúncias contra a campanha de Dilma Rousseff (PT), durante comício com a presidenciável e o candidato ao governo de São Paulo Aloizio Mercadante (PT) em Campinas. “Vamos derrotar jornais e revistas que se comportam como partidos políticos”. Lula acrescentou: “jornais e revistas que têm candidato e não têm coragem de dizer que têm candidato”.

“Não são democratas e pensam que são democratas. Democrata é este governo que permite que lhe façam o que eles entenderem… Porque não sou eu que vou censurá-los. É o telespectador, é o ouvinte e o leitor que vai censurar aquilo que presta e aquilo que não presta”, afirmou Lula. Nesse momento, a plateia – estimada pelos organizadores em 15 mil pessoas – começou a gritar: “Olê, olê, olê, olá… Lula, Lula…”.

O presidente ainda ironizou o nome da revista Veja. “Ouvi dizer de algumas revistas que vão sair esta semana. Sobretudo em uma, que eu não sei o nome dela. Parece ‘óia’. Nordestino falaria ‘óia'”, brincou. “Ela destila ódio e mentira!”.

Pouco antes dos ataques diretos aos jornais e revistas, Lula se queixou do nível da imprensa. “Tem dia que determinados setores da imprensa chegam a ser uma vergonha. Se o dono do jornal lesse seu jornal, se o dono da revista lesse sua revista, eles ficariam com vergonha do que eles estão escrevendo exatamente neste instante. E eles falam em democracia… Eles não suportam escrever que a economia brasileira vai crescer 7% este ano, não se conformam é que um metalúrgico vai criar mais emprego que presidentes elitistas que governaram este País”.

Do palanque, o presidente comemorou a capitalização da Petrobras, no próximo dia 24 de setembro, num tom novamente endereçado aos donos de grupos midiáticos. “Esse metalúrgico que não fala espanhol, não fala inglês, não fala francês e falava ‘menas laranja’… Esse metalúrgico vai pra Bolsa de Valores bater o martelo para capitalizar a maior capitalização da história da humanidade, nós vamos capitalizar a Petrobras, pra transformar ela maior, mais forte… Não será Bill Gates, Dilma. Não será George Soros. Não será o presidente dos Estados Unidos, o presidente da Alemanha, não será o presidente da França, a rainha da Inglaterra… Será o metalúrgico de São Bernardo do Campo que vai passar pra história com a maior capitalização que o capitalismo já fez no mundo. Isso tudo porque eu sou socialista”, discursou.

As críticas de Lula à imprensa brotam depois da queda da ex-ministra Erenice Guerra e na semana em que a revista Veja trouxe uma nova reportagem com denúncias de lobby e corrupção na Casa Civil. Desta vez, ela aponta um caso de propina de R$200 mil na Casa Civil, para dispensar o uso de licitação na compra do medicamento Tamiflu.

Leia mais Eleições

http://noticias.terra.com.br/eleicoes/2010

Be Sociable, Share!

Comentários

luiz alfredo motta fontana on 19 setembro, 2010 at 8:45 #

As artes do “esperto”

Reconheçamos!

Lula é “esperto”, de uma esperteza despudorada!

Diverte-se com a própria astúcia.

Acuado com a lama da Casa Civil, com as mazelas da “ex-assessora” de sua predileta, usa a velha tática dos espertos, ataca para defender, ou melhor, desviar a atenção.

E ataca exatamente no que nossa imprensa tem de pior e mais servil, os cadernos de economia.

Aqui, o reino do pensamento único, articulistas do mesmo, meros reprodutores da “verdade” do sistema Financeiro.

Causa tédio, quando não enjoo, a coleção de “palpiteiros” elevados à “autoridades no assunto”, entrevistados ou citados pelos articulistas de plantão, todos, sem exceção, ou ex-alguima coisa na parafernália estatal, ou atuantes executivos de empresas financeiras, ou ainda, vestais travestidas de consultores.

Nenhuma linha ou pensamento de algum economista independente, nenhuma palavra de algum acadêmico não carreirista, este animal em extinção, que não conta com as benesses do IBAMA

Mas Lula é esperto, não toca na ferida, e sim, finge desagrado, como se a imprensa realmente criticasse a politica econômica. Como se a descomunal e cruel transferência de renda, para os setor financeiro, fosse objeto da tal imprensa invesgativa, esse ledo engano, que submete leitores à falsa idéia de informados. o leitor pode encontrar tudo sobre a “figura” do tal “mercado”,nas páginas econômicas, menos o essencial, menos o que importa, menos qualquer menção decente sobre os cminhos e “votos”da política econômica.

E Lula se diverte!

Afinal, ele hoje, FHC ontem, e os Meninos do copom sempre, têm na imprensa o grande parceiro na farsa, para não lembrare sequer que a oposição é avalista da mesma.

E viva o mantra: JurosAlém, Amém!!!!!

Ao mais, o “esperto” aprendeu mais uma, como a Casa civil é local de risco, melhor nomear insignificâncias para comandá-la. Erenice e sua rotunda queda, nem de longe provoca os espasmos da ocorrida com Zé Dirceu.

Repararam que nem mesmo Arthur, “o menino do Amazonas”, apareceu para “bradar em vão”?

E o “esperto” se diverte!!!


Luis Otávio on 26 setembro, 2010 at 14:37 #

Espero, sinceramente, que Lula e agora Dilma não pertençam à classe sórdida de ditadores e déspotas, sejam de esquerda ou direita, comunistas ou capitalistas:
Os dessa classe, MOTIVADOS UNICAMENTE PELA SEDE DE PODER, obstinadamente fazem uma soberba administração (pão e circo) e depois que se adonam – de vez – do apoio popular, passam ao apoderamento da coisa pública, do Estado, da dignidade, da vontade, da moral, da honra, da vida e do bolso dos cidadãos e, terminam na perseguição aos adversários políticos e aos que revelam seus crimes e falcatruas.
Se não forem brecados a tempo…
Daí aos assassinatos em massa de opositores é um pulo, à destruição de tudo e de todos que suas mente doentias desconfiar.
Terminam ferrando a economia, a soberania de sua pátria e a vida de seus compatriotas por dezenas de anos até ser alijados do poder e revelados todos os seus crimes sórdidos, seguindo-se então penosa reconstrução das instituições, de tudo,… , senão, vejamos:
1) No cenário político-histórico internacional: Alexandre, Júlio Cesar, Inúmeros Papas, Napoleão, Stálin, Hitler, Fidel Castro, George W. Bush, Hugo Chaves etc.. etc…;
2) No cenário político histórico nacional: Pedro I, Floriano Peixoto, Washington Luis, Getúlio Vargas, Generais-Presidentes? ,Collor ?, FHC?…
Aguardemos o desempenho de Dilma, ex-terrorista comunista e ex-chefe da casa civil por sucessão a um também ex-terrorista comunista, que caiu porque ousou se achar acima de tudo e de todos (José Dirceu, o vaidoso).
Que Dilma tenha aprendido com a história e que Deus (será que ela já acredita Nele?) lhe dê sabedoria…
Sugestão Cívica – O certo: se forem atacados através da imprensa, responda a seus detratores sem passar a baixaria de atacar a imprensa, essa técnica-réplica é tão vil e perversa quanto qualquer outra embromação e de manipulação política (1º passo da instauração de quaisquer ditaduras). Por exemplo, nesse momento da vida política nacional, OS FATOS:
1º momento: Filiado do PT quebra sigilo fiscal de FILHA de Serra, que é por pura coincidência o candidato de Oposição ao Governo; a imprensa, em qualquer país democrático do mundo – naturalmente – divulgaria o fato. Aqui não pode…
2º momento: Por isso, Lula ataca imprensa, e até propõe a extinção de partido político (que horror. Estaria mostrando sua feição verdadeira, ditatorial e antidemocrática?)
3º momento:
a) Personalidades e Figurões rejeitam e criticam a conduta de Lula;

b) Personalidade e Figurões do lado B também atacam a imprensa, com velhos bordões de acusações de “a imprensa está a serviço da classe dirigente, dos ricos e burgueses”.

c) OBJETIVO CONSEGUIDO: NINGUÉM MAIS SE LEMBRA DA CRIMINOSA QUEBRA DE SIGILO DA FILHA DO SERRA, POR UM PETISTA E, DE QUEBRA, O PRESIDENTE AINDA SAI COMO VÍTIMA DA IMPRENSA “BURGUESA E GOLPISTA”!!!!

POBRE POVO BRASILEIRO: VÍTIMA DE SEMPRE. QUEM PROPAGA QUE A IMPRENSA É GOLPISTA UTILIZA ISTO COMO UMA MUDANÇA DE FOCO DA OPINIÃO PÚBLICA SOBRE UM CRIME QUE ALMEJAVA COLHER DADOS ,SIGILOSOS E CONSTITUCIONALMENTE PROTEGIDOS, DE FAMILIARES DO CANDIDATO DA OPOSIÇÃO AO GRUPO DO GOVERNO.

O DESCARAMENTO CHEGA A NÍVEIS TAIS QUE O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, SEM O MÍNIMO DE RESPEITO, DEFENDE ATÉ EXTINÇÀO DE PARTIDO LEGALMENTE CONSTITUÍDO,POR TER OUSADO APOIAR O DESAGRAVO À IMPRENSA.

REALMENTE, HÁ PERIGO DE DITADURA!!!!

Quem realmente está de sacanagem?
– Se caso ocorresse exatamente o contrário????

Ah, independentemente de quaisquer alegadas razões: quando a imprensa é calada, não mais existe democracia e o passo seguinte é o autoritarismo. Não nos esqueçamos disso!!


Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • setembro 2010
    S T Q Q S S D
    « ago   out »
     12345
    6789101112
    13141516171819
    20212223242526
    27282930