Operários desabam das gruas no Le Parc

=======================================================

O jornal A Tarde publica em sua sua edição de hoje, 9, uma ilustrativa reportagem assinada por Meire Oliveira , sobre as mortes dos operários Leandro Marques Cardoso, 27, e Roberto Robson dos Santos , que caíram de uma grua (guindaste) nas obras de construção do condomínio de alto luxo Le Parc na manhã de quarta-feira, 8.

O empreendimento vinha sendo tocado a “todo pique” e muita publicidade (provavelmente deverá seguir no mesmo ritmo quando o clamor passar) na Avenida Paralela, o mais saboroso filé das Transcons e de outras mafias e escândalos que se escondem sob o cêu generoso de Salvador e o manto protetor de seus administradores cúmplices e seus políticos complacentes e omissos. Estranhamente silenciosos, mesmo em tempo de campanhas eleitorais, financiadas algumas, como se sabe, a peso de ouro e em troca sabe-se lá de que!

A matéria revela que com o desastre na grua sobe para seis os óbitos na construção civil este ano na Bahia, contra os oito em 2009. A quantidade de obras embargadas ou interditadas este ano devido ao não-cumprimento de normas de segurança já soma 36 em Salvador, segundo a superintendente regional do Trabalho e Emprego (SRTE), Isa Simões.

Os bumbos da campanha eleitoral seguem tocando lá fora, indiferentes aos mortos do Le Parc e à dor de seus familiares nos velórios do cemitério.Dirão que não é hora de falar dessas coisas, que isso é “oportunismo” . Mas quando se falará? No Dia de Finados? Ou quando a impunidade se consolidar mais uma vez e outra tragédia igual – ou pior – se repetir?

Perguntar não ofende e nunca é demais querer jogar luz sobre o que anda escondidio. Por falar nisso, onde andam , o que fazem e que dizem os administradores e os candidatos sobre tudo isso? Especialmente os que se proclamam aliados e defensores das causas dos trabalhadores?

Para terminar, os versos proféticos de Gregório de Matos: “A ti tocou-te a máquina mercante/ Tantos negócios e tantos negociantes. Triste Bahia!”

(Vitor Hugo Soares)

======================================================

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • setembro 2010
    S T Q Q S S D
    « ago   out »
     12345
    6789101112
    13141516171819
    20212223242526
    27282930