set
08
Postado em 08-09-2010
Arquivado em (Newsletter) por vitor em 08-09-2010 00:02

DEU NO DIÁRIO DE NOTÍCIAS  (PORTUGAL)

O presidente brasileiro, Lula da Silva, enviou uma mensagem aos brasileiros no exterior, por ocasião do Dia da Pátria, em que refere a construção de um “país de oportunidades” para todos os cidadãos e insta os emigrantes a retornarem.

“Nesse momento de celebração, não posso deixar de registar um pensamento por aqueles que deixaram suas vidas ou têm vivenciado situações de penúria na busca de realizações pessoais noutros países. Estamos construindo um país de oportunidades para todos os brasileiros e brasileiras. O Brasil os espera de volta”, assinalou.

Lula da Silva lembrou que, há oito anos, quando ainda era candidato à presidência da República, redigiu a “Carta aos brasileiros que vivem longe de casa” e disse que hoje está feliz em constatar que os compromissos então assumidos “foram plenamente cumpridos”.

“De um lado, buscámos assegurar condições de vida digna no Brasil com a criação de milhões de novos postos de trabalho e, de outro, criámos normas e desenvolvemos projectos concretos em benefício dos que decidiram viver no exterior”, acrescentou.

O presidente destacou ainda que foi criada no Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores, uma unidade para implementar acções e oferecer atendimento adequado aos brasileiros emigrados.

“Com isso, foi possível fortalecer os Conselhos de Cidadãos no exterior, implantar programas de regularização migratória na América do Sul e assinar acordos previdenciários com grande número de países”, diz a carta presidencial.

Lula da Silva referiu também que o atendimento aos brasileiros no exterior foi melhorado com a informatização e a reforma do sistema consular, inclusive a prestação de serviços nas áreas de educação, previdência, trabalho, saúde e cultura.

“Abrimos diferentes canais de comunicação direta, como o Portal Consular, o Portal das Comunidades e a Ouvidoria Consular, que recebe todo o tipo de sugestões e críticas para aprimorarmos o serviço. Mais importante, lançámos o processo das Conferências Brasileiros no Mundo”, salientou.

Em Junho do ano passado, o presidente brasileiro promulgou um decreto que estabelece diretrizes para uma política governamental voltada aos brasileiros no estrangeiro, o que permitiu a criação de um Conselho de Representantes dos Brasileiros no Exterior.

Esses representantes, eleitos pelas próprias comunidades no exterior, tomarão posse em dezembro, no Rio de Janeiro, por ocasião da III Conferência Brasileiros no Mundo.

“Saúdo a todos e manifesto a certeza de que a cada ano teremos motivos para celebrar avanços e para nos orgulhar, seja aqui ou no exterior, deste dia, que é o dia de todos os brasileiros”, concluiu o presidente, na mensagem aos emigrados.

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • setembro 2010
    S T Q Q S S D
    « ago   out »
     12345
    6789101112
    13141516171819
    20212223242526
    27282930