set
06
Postado em 06-09-2010
Arquivado em (Newsletter) por vitor em 06-09-2010 00:00

Lula na campanha: “escândalo” para FHC/DN

DEU NO DIÁRIO DE NOTÍCIAS (PORTUGAL)

O ex-Presidente do Brasil, Fernando Henrique Cardoso, criticou, em artigo publicado hoje em vários jornais, a devassa da privacidade fiscal de pessoas ligadas ao candidato à Presidência José Serra e a postura “escandalosa” de Lula na campanha para as presidenciais, em benefício da candidatura de Dilma Rousseff.

No texto publicado hoje, Fernando Henrique Cardoso começa por criticar a devassa da privacidade fiscal de pessoas ligadas ao candidato à Presidência José Serra e diz que o Brasil vive “uma fase de democracia virtual”.

“Não no sentido da utilização dos meios eletrónicos e da web como sucedâneos dos processos diretos, mas no sentido que atribui à palavra virtual o dicionário do Aurélio: algo que existe como faculdade, porém sem exercício ou efeito atual”, sublinha.

Na avaliação do ex-Presidente e sociólogo, o edifício da democracia e de muitas instituições econômicas e sociais está feito no Brasil, mas a casa ainda “está vazia”.

“A arquitetura é bela, mas, quando alguém bate à porta, a monumentalidade das formas institucionais desfaz-se em um eco que indica estar a casa vazia por dentro”, observa.

Segundo Cardoso, a quebra do sigilo bancário da filha de José Serra, e de pessoas filiadas ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) mostra a “vacuidade das leis diante da prática quotidiana”.

De acordo com a imprensa brasileira, somente o sigilo bancário do vice-presidente do PSDB, Eduardo Jorge, foi violado dez vezes num terminal da Receita Federal em Minas Gerais

“Com a maior desfaçatez do mundo, altos funcionários, tentando iludir a questão política – como se estivessem tratando com um povo de parvos – proclamam que ‘não foi nada não; apenas um balcão de venda de dados…’. E fica o dito pelo não dito, com os media denunciando, os interessados protestando e buscando socorro no Judiciário, até que o tempo passe e nada aconteça”, lamenta o ex-Presidente.

“Estamos todos felizes no embalo de uma sensação de bonança que deriva de uma boa conjuntura económica e da solidez das reformas do governo anterior”, ironiza.

“Escandalosa” postura de Lula na campanha

Cardoso critica também diretamente o Presidente Lula da Silva, considerando “escandalosa” a postura do atual chefe de Estado na campanha eleitoral, em benefício da candidata do Partido dos Trabalhadores (PT), Dilma Rousseff.

Impulsionada pela popularidade do Presidente Lula, a candidata pode vencer já na primeira volta, de acordo com as últimas sondagens.

“No momento do exercício máximo da soberania popular, o desrespeito ocorre sob a batuta presidencial. (…) Há um abismo entre o legítimo apoio aos partidários e o abuso da utilização do prestígio do presidente, que além de pessoal é também institucional, na pugna política diária”, analisa.

Para Fernando Henrique Cardoso, o que está em jogo nas eleições de outubro é a forma de democracia que os brasileiros querem: “oca por dentro ou plena de conteúdo”.

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • setembro 2010
    S T Q Q S S D
    « ago   out »
     12345
    6789101112
    13141516171819
    20212223242526
    27282930