—————————————————————————————
Leal: um exemplo

======================================================
“Chegue mais, setembro, sem as implosões de agosto!”, diz Gilson Nogueira no e-mail de envio da bela marcha rancho garimpada por ele para recepcionar no Bahia em Pauta o mês que acaba de chegar.

Belíssima escolha e o BP aproveita o embalo para dedica-la também a um amigo e referência mais que especial deste site blog: o médico e ex-deputado Luiz Leal, que completa 84 anos neste 1 de setembro de 2010. Firme e resistente, sua voz sempre se fez presente nos momentos cruciais da política baiana e nacional, implacável com os ditadores de plantão em Brasília e seus delegados na Bahia , sempre ao lado causa das liberdades democráticas.

Médico de família dos mais conceituados em Salvador, vereador, deputado, superintendente do antigo INAMPS, secretário municipal, no governo Lídice da Mata, cassado pelo regime militar, LUIZ LEAL deveria servir de espelho para os políticos atuais….

Além disso, teve sucesso também como desportista: presidiu o Leônico, montando a equipe que se consagraria campeã Baiana em 1966, lembra Luisito, seu neto e tão admirador do avô quant o o irmão, reporter Claudio Leal, do Terra Magazine, colaborador do Bahia em Pauta.

Opinião em Pessoa , é modelo também para este BP.

Parabéns e longa vida para Leal!

(Vitor Hugo Soares)

Be Sociable, Share!

Comentários

Leleto on 1 setembro, 2010 at 10:13 #

Se há na Bahia algum martir da resistência durante o regime militar um desses homens é Luis Leal. Apesa de não ter vivido li e ouvir histórias fantásticas a seu respeito. Parabéns tb a Claudinho e Luizinho por esse grande avô.


Olivia on 1 setembro, 2010 at 10:30 #

O tempo passa, e quanto mais passa temos a obrigação de reverenciar aqueles que continuam de Pé, pois são poucos, muito poucos. Luiz Leal dispensa palavras, mas não poderia deixar de me juntar a todos aqueles que lhe prestam justíssima homenagem nesta data tão bonita, pois estão chegando as flores, muitas flores para Dr. Luiz.

Os ‘Senadores’ do Shopping Barra solicitam que, através do Bahia em Pauta, e sempre, Dr. Luiz saiba que ele é muito amado e respeitado pelos seus companheiros, de papo e de vida. Parabéns!!!


Marcia Dourado on 1 setembro, 2010 at 15:41 #

PARABÉNS ao DR. LUIZ LEAL!!!
Excelente escolha do Bahia em Pauta – esse belíssimo hino à vida – para homenagear um grande Baiano.


Graça Azevedo on 1 setembro, 2010 at 16:23 #

Meus parabéns pela data e pelo exemplo que legou aos baianos que nascemos depois do senhor.
Felicidades sempre!


Luis Leal Filho on 1 setembro, 2010 at 17:36 #

Bahia em Pauta sempre nos reserva surpresas agradáveis. Só agora tomei conhecimento desta homenagem, subscrita por Vitor Hugo, que dispensa comentários dado nossa memória afetiva. São palavras que brotam de um coração irmão, amigo e companheiro, de tantas lutas junto a meu pai. Tomado por um egóismo súbito, o tomo como “meu” e lhes peço desculpas. Ele pertence à liberdade, que é uma amplidão de luz que ele sempre soube irradiar em instantes de escuridão.
Em nome dele, agradeço, sensibilizado, esta singela homenagem, tão raras nos tempos atuais.
São 84 primaveras e Bahia em Pauta brinda-nos, a aos seus leitores, com a excelsa voz de Dalva de Oliveira, qual ave precurssora da primavera.
Sim, bem sei dos caminhos que ele percorreu, com altivez impressionante, que só orgulho me causa, não posso deixar de registrar. O tenho como exemplo, mas é muito díficil chegar a ser parecido com ele. Claudio, meu filho, é quem mais lembra a personalidade e o caráter dele. Eu o vejo nele, como um herdeiro fiel, com poucas imperfeições que só a idade poderá lapidar.
Aquela noite longa que se abateu sobre o país, a partir de 1964, não o silenciou, como não silenciou todos os que, sob o manto digno de uma sigla, combateram o bom combate. E a primavera sonhada vem chegando, de mansinho, com o brotar das flores.
A todos que o hemenageam, nesta página, com palavras carinhosas, transmito o enorme carinho e grande abraço amigo que ele me autorizou transmitir a todos vocês.
Com elevada estima, em nome do meu querido pai, deixo meu coração empenhado e comovido.
Muito grato a todos, especialmente a Vitor Hugo.
Sinceramente,
Luis Leal Filho (em nome do pai)


Carlos Volney on 1 setembro, 2010 at 18:28 #

Num mundo como o de hoje, uma figura como Dr. Luiz Leal é “avis rara”. Creio até que não exagero em achar que ele deveria ser preservado pelo IBAMA já que é espécie em extinção.
Parabéns Dr. Luís e vida longa e repleta de saúde, paz e sorte.


Regina on 1 setembro, 2010 at 18:59 #

Esses magníficos personagens do “Senadino” do Shoping Barra (Olivia vc tem que escrever sobre eles) são uma raridade e umas das mais agradáveis descobertas na minha ultima estada ai em Salvador. Claudinho, o mais novo membro, é sinal de esperança e confiança no futuro! Parabéns, moçada!!!!!!!!!!!


Carmem on 2 setembro, 2010 at 0:58 #

Meu fraternal abraço Dr. Luiz Leal, que belo texto o do seu filho, emocionante. Parabéns redobrados.


inacio gomes on 2 setembro, 2010 at 4:33 #

Martin Luther King
O que mais preocupa não é o grito dos violentos, nem dos corruptos
O que mais preocupa
é o silêncio dos bons”. Luiz é um dos bons que nem na ditadura nem depois delas calou.Com ele Luther Kong não tina se de preociupar se vivo estivesse. Depois de ajudar, e muito a ditadura na Bahia, sofreu algumas derrotas. Lembro a respeito delas a lição de RUY:“(…) Maior que a tristeza de não haver vencido é a vergonha de não ter lutado. Ele, Chico Pinto, Waldyr, Romulo Almeia, Roberto Santos Cloaaldo Campos, Fernando Santana, Perdoem-me as omissões, ndo falta á atividade na Bahia. Nunca trocou as palavras de ordem das passeatas nas ruas durante da Ditadura pelo silnciko conveniente de alqguns que, hoje, calados,estão no poder.Não um pragmatico, palavra da moda hoje, daqueles que para conseguirem que a ditadura permitisse uma eleição indireta, traindo a vontade majoritaria das diretas já, anistiasse , junto com os cassados e presos politicos aqueles que os torturaram. Só lamento seus filhos e filha e esposa, sustentar o nome luiz leal é um peso enorme nas costas de quaquer um. Um abraço DE Inacio um amigo ingrato fisicamente afastado, um companheiro de lutas que se sente honrado de ser um seu comandado quando a Presidencia do MDB foi exercida por voce. Um braço de cio Gomes e de Cleide Bezerril, minha companheira, uma de suas maiores admiradoras e que recorda sempre do Club das Bulhachas ode nasceu a candidatura vitoriosa de Waldyr. Um abraço. Inacio. Permita reproduzir seu filho: a primavera sonhada vem chegando, de mansinho, com o brotar das flores. Só que muito de mansinho para o meu gosto e o sofrimento dos torturados edos assassinados pela ditadura. Um abraço Inacio.


inacio gomes on 2 setembro, 2010 at 4:38 #

Retifico : foi um dos que mais lutaram pela derrota daditadura na bahia.á redação anterior foi um erro de que não é bom em digitação. Inavco


Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • setembro 2010
    S T Q Q S S D
    « ago   out »
     12345
    6789101112
    13141516171819
    20212223242526
    27282930