ago
13
Postado em 13-08-2010
Arquivado em (Newsletter) por vitor em 13-08-2010 16:44

DEU NO TERRA (ELEIÇÕES 2010)

Davi Lemos
Direto de Salvador

O primeiro debate na TV entre os candidatos ao governo da Bahia, realizado na noite da quinta-feira (12), na Rede Bandeirantes, teve clima ameno, sem grandes momentos de agressão entre os principais candidatos. Já nas apresentações, durante o primeiro bloco, destacou-se o candidato do Partido Verde, Luiz Bassuma, que apontou para si a única possibilidade de mudança no quadro político baiano.

“Se não quiser mudar, vote em Wagner. Se quiser mudar um pouco, já que eles têm o mesmo candidato a presidente, vote em Geddel. Se quiser voltar ao passado, vote em Paulo Souto”, provocava o verde.

Um dos momentos cômicos foi protagonizado pelo candidato Marcos Mendes, do PSOL, que, ao responder uma pergunta do governador sobre os projetos e avanços do estado na área social, declarou que “gostaria de morar numa propaganda do governo”. Paulo Souto também disse que Wagner anuncia “fábricas de papel”, instigado por questionamento do peemedebista Geddel Vieira Lima.

Defendendo-se da maioria das críticas, o governador petista dizia que seus adversários deveriam estudar mais os temas e observar que o Estado havia avançado, como, por exemplo, na geração de 231 mil empregos diretos e construção de quase cem mil casas através de programas do Estado e federais.

Promessas
Souto cobrou de Wagner a realização de promessas de campanha, como uma complementação estadual para o Bolsa Família e um menor número de contratações por meio do Regime Especial de Direito Administrativo (Reda) ou PST (temporários), o que Wagner combateu em sua campanha de 2006. O petista respondeu que, no caso das contratações, nem todas poderiam ser feitas por concurso e afirmou que Souto não seria o mais indicado para cobrar-lhe promessas, pois fora governador por oito anos e vice por outros quatro.

Direito de resposta

O único pedido de direito de resposta concedido foi contra o candidato Marcos Mendes, a favor de Wagner. Mendes, transgredindo as regras do debate, apresentou um recipiente com o que seria água de Caetité contaminada por urânio. Nenhum dos candidatos poderia apresentar qualquer material. Na resposta, Wagner disse que aquela amostra apresentada não tinha as características de água contaminada por urânio – o petista ainda afirmou que o problema na cidade já havia sido resolvido e que seus habitantes já tomavam água de qualidade.

Saúde
No momento das críticas às políticas de saúde, quando o candidato do PSOL comentava sobre a “privatização da saúde”, sobraram críticas pesadas ao candidato a vice na chapa de Jaques Wagner, Otto Alencar, antigo integrante do grupo do ex-governador Antonio Carlos Magalhães, inimigo histórico do PT na Bahia. Marcos Mendes acusou Otto de ser um dos responsáveis pela privatização do setor e por desvios e corrupção. Jaques Wagner utilizou parte de seus dois minutos de considerações finais para defender seu novo aliado. “Eu trouxe o melhor jogador do time de lá”, disse, referindo-se passagem de Otto para seu lado.

Be Sociable, Share!

Comentários

[…] This post was mentioned on Twitter by Dalmo Lemos Santos, Bassuma Governador. Bassuma Governador said: RT @Dalmo1969: Bassuma se destaca em debate na Bahia que concentra críticas em Jaques Wagner: http://bahiaempauta.com.br/?p=25709 […]


SArah Rodriguez on 14 agosto, 2010 at 15:36 #

Jaques Wagner foi o pior governador que a Bahia já teve! É por isso que ele não tinha qualquer argumento no debate! Se não fez nada!


Ana Clara Boccachio on 14 agosto, 2010 at 16:26 #

Jaques wagner não tem competência nenhuma para governar!Principalmente para resolver um problema tão sério como a segurança! Já provou isso! Nesses quatro anos não fez nada! Cada dia cresce o número de homicídios na Bahia


Cassio almeida on 14 agosto, 2010 at 17:10 #

Jaques Wagner fez um péssimo governo. Não merece ser reeleito! Essa história de investir 309 milhões em propaganda não existe!


Adriana on 14 agosto, 2010 at 17:33 #

É normal que Jaques Wagner seja o alvo de todas as críticas pois o governo dele foi pífio. Deixou de fazer um monte de coisa que prometeu. Merece mesmo.


Julio ferreira on 14 agosto, 2010 at 17:42 #

O governo de Jaques Wagner não atou de forma correta com os baianos que confiaram nele! Mesmo se dizendo amigo do Lula, ele nada fez pela Bahia!


Cristina on 14 agosto, 2010 at 19:05 #

O governo de Jaques Wagner e uma piada de mal gosto. Ele só prometeu em 2006 e fez propaganda. Governo que é bom, nada.


Isabel on 14 agosto, 2010 at 19:10 #

Jaques Wagner fez menos que nada em seu governo. Os únicos que estão felizes com ele são os publicitários e marqueteiros.


Eduardo Nunes on 15 agosto, 2010 at 14:04 #

Jaques Wagner é menos do que nada para a Bahia.


Tainá Campos on 15 agosto, 2010 at 14:24 #

Com Geddel no poder, as coisas irão mudar!!!!


Marisa Castro on 15 agosto, 2010 at 14:43 #

As críticas recairem sobre Jaques Wagner é mais do que justo até por que ele foi o pior governador de todos os tempos.


antônio Rodrigues on 15 agosto, 2010 at 14:59 #

Jaques Wagner é o diabo vermelho. Envenenou a Bahia. Vamos Geddel recupera nossa terra.


Joane Silva on 15 agosto, 2010 at 15:15 #

Tomara que depois do debate a população enchergue quem Wagner realmente é. UM BANDIDO!


Fábio Carvalho on 15 agosto, 2010 at 15:29 #

Jaques Wagner é responsável por tudo de ruim que a Bahia vem passando, descompromisso é a palavra chave do governo dele.


Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos