ago
09
Postado em 09-08-2010
Arquivado em (Newsletter) por vitor em 09-08-2010 11:37

Patricia Neal (com Newman) no premiado “HUD”

=====================================
DEU NO “PÚBLICO”, DE LISBOA

A atriz norte americana Patricia Neal, que ganhou um Oscar e um Tony Award, morreu este domingo,8, aos 84 anos, na sua casa em Massachussets, no nordeste dos Estados Unidos.

A causa da morte não foi revelada. Patricia Neal tinha se recuperado parcialmente de três AVC que a tinham deixado paralisada e com incapacidade de falar, em 1965.

Ela ganhou um Tony antes dos 21 anos, quando começou na Broadway com a peça de Lillian Hellman “Another part of the forest”.

Começou a carreira no cinema em 1949, na comédia “John Loves Mary”, contracenando com o ator Ronald Reagan, que veio a ser presidente dos Estados Unidos.

Em 1964, Patricia Neal recebeu o Oscar para Melhor Atriz pelo papel desempenhado no filme de Martin Ritt , “Hud”, na versão original, que tinha Paul Newman como protagonista.

Mas no ano seguinte, Patricia Neal sofreu três AVC e ficou em coma durante três semanas. Mais tarde, recuperou o andar e a fala.

Apesar de a memória ter sido afetada por estes acidentes, Patricia Neal voltou ao cinema em 1968 no filme de Ulu Grosbard “The subject was roses”, num papel que lhe valeu nomeação para um Oscar.

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos