jul
25

Galegos pedem independencia

========================================================

Milhares de galegos pediram a proclamação da região da Galicia como «nação» num protesto organizado pelo Bloco Nacionalista Galego e que contou com a participação de mais de 10 mil pessoas.Os manifestantes foram às ruas no dia dedicado a Santiago de Compostela , na península ibérica, defender a «pátria galega que queremos construir, com democracia, autogoverno e bem-estar social».

A Galicia «só terá futuro se tiver capacidade real de se autogovernar, só se fará respeitar quando decidir comportar-se como nação», acrescentou o porta-voz do BNG, segundo noticia o portal português TSF.
Apesar de Guillerme Vasquez reconhecer que a Galicia é uma «região autónoma», no fundo, o «governo regional não é mais que uma sucursal do Governo central».

«Um diz mata, o outro diz esfola. E assim nunca mais deixará de ser uma região consolidada na segunda divisão», sublinhou este líder do BNG. Vasquez acusou ainda o atual governo regional, liderado por Alberto Nuñez Feijóo, do Partido Popular de ser um «problema para a Galicja».

«Em ano e meio promoveu o decreto contra o nosso idioma, impediu seleções desportivas galegas, abandonou a promoção da cultura galega, demoliu o sistema galego de bem-estar, privatizou a saúde pública e promoveu uma lei do solo para beneficiar os infratores», frisou.

Este protesto integrou as comemorações do Dia da Pátria Galega, comemorado todos os anos a 25 de Julho, dia do apóstolo Tiago.

Be Sociable, Share!

Comentários

Cida Torneros on 26 julho, 2010 at 9:11 #

Viva Galícia!!!


Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • julho 2010
    S T Q Q S S D
    « jun   ago »
     1234
    567891011
    12131415161718
    19202122232425
    262728293031