jul
10
Postado em 10-07-2010
Arquivado em (Newsletter) por vitor em 10-07-2010 12:13

Cartunista Nani…

====================================
…e charge da polêmica

———————————————-
CLAUDIO LEAL

O coordenador jurídico da campanha de Dilma Rousseff à Presidência, o deputado federal José Eduardo Cardozo, afirma que os advogados do PT ainda não enviaram um estudo sobre a abertura de um processo contra o cartunista Nani. “Avaliamos um monte de situações, cada episódio em particular, e alguns não chegam a virar processo. Esse caso da charge é mais um deles, ainda não chegou para a avaliação política, pra saber se vai ser feito”, informa Cardozo.

Depois da publicação de uma charge na página pessoal de Nani, reproduzida no blog do jornalista Josias de Souza, parlamentares e militantes petistas iniciaram uma artilharia contra o artista no Twitter e na blogosfera. Ele comparou a montagem do programa de governo de Dilma Rousseff a uma negociação de prostituta. “O programa quem faz são os fregueses: PMDB: barba, cabelo e bigode; PDT: papai e mamãe e por aí vai…”, satiriza o cartum. Acusam-no de machista, desrespeitoso, sexista e preconceituoso.

Terra Magazine apurou que o PT consultou advogados para processar Nani por danos morais, na área criminal. A análise do caso seria feita pelo escritório do ex-ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos. No Twitter, o presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra, entrou na polêmica da charge: “Bons tempos aqueles em que os chargistas políticos brasileiros eram reconhecidos pela inteligência e não pela baixaria preconceituosa”.

“Charge canalha merece repúdio geral. Humor e crítica nada tem a ver com ofensa moral”, atacou o coordenador de comunicação da campanha de Dilma, o deputado estadual Rui Falcão (PT-SP).

Em entrevista a Terra Magazine, Nani reagiu às acusações: “Nunca, desde 1973 – tenho 37 anos de profissão -, tive problema com charge alguma. Não se sei se vou ter pela primeira vez com o PT”. Segundo o cartunista, o episódio é ruim para o partido, pois “foi o humor que ajudou a eleger o Lula. Todos os humoristas fizeram charge a favor. Nós ajudamos o Lula.”

Em defesa do colega, Ziraldo reivindicou o direito de crítica e garantiu que vai depor a favor de Nani se houver um processo:

– Achar que ele está chamando a Dilma de prostituta é querer caçar chifre em cabeça de cavalo. Segundo eu sei, Nani é do meu time. Nós podemos achar a Dilma esquisita, mas nós gostamos do Lula. Eu diria: fazer piada com todos os candidatos é um direito de todos os chargistas. O político não deve passar recibo – argumenta Ziraldo.

Numa nota de repúdio, a Secretaria de Mulheres do PT deslocou o debate para as prostitutas: “Só em uma sociedade midiática em que predominam ainda valores machistas é possível veicular ‘impunemente’ uma charge tão desqualificadora das mulheres e tão discriminadora com as profissionais do sexo, as quais ainda se constituem como objeto de usufruto masculino”.

Nesta sexta-feira (9), em seu site pessoal (http://www.nanihumor.com/), Nani publicou uma série de cartuns com sátiras ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e ao ex-senador Antonio Carlos Magalhães. Num dos desenhos, FHC é também retratado como uma prostituta: “Ei, mister, eu faço Vale do Rio Doce, cabelo e bigode”, diz o caricaturado, enquanto roda bolsinha. No topo da página, Nani avisa: “Já eles não chiaram

Be Sociable, Share!

Comentários

Nmasp on 13 julho, 2010 at 15:31 #

Porque o Nani não faz humor desse tipo usando a imagem da esposa dele?
Pimenta nos outros é refresco


Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • julho 2010
    S T Q Q S S D
    « jun   ago »
     1234
    567891011
    12131415161718
    19202122232425
    262728293031