jul
08
Postado em 08-07-2010
Arquivado em (Newsletter) por vitor em 08-07-2010 15:49

“Cara do Brasil na marca da Copa2014

=====================================

Foi apresentada festivamente na manhã desta quinta-feira, em Joanesburgo, a logomarca da Copa do Mundo de 2014, que será disputada no Brasil. A imagem foi revelada com exclusividade pelo iG em 31 de maio. A inspiração do símbolo é a própria taça da Copa do Mundo, um pré-requisito solicitado pela Fifa às agências que participaram da concorrência. O evento contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do presidente da Fifa, Joseph Blatter, e de Ricardo Teixeira, presidente da CBF.

A Bahia também marcou presença no evento. Participaram da cerimônia festiva o governador Jaques Wagner e a cantora Ivete Sangalo. Além disso, o logo vencedor foi criado pela agência África, do publicitário baiano Nizan Guanais.

A marca será a “cara” do Mundial brasileiro nos próximos quatro anos. Vai aparecer em produtos oficiais e comerciais. A logo foi registrada pela entidade máxima do futebol em 29 de março deste ano no Ohmi (sigla em inglês de Escritório de Marcas e Registro de Design) da União Europeia.  A instituição é responsável pela proteção à propriedade intelectual deste segmento no continente .

Como a sede da Fifa fica em Zurique, na Suíça (que não faz parte da União Europeia), o registro foi feito pelo escritório francês Richard A. Buchel, que também trabalha com propriedades da Uefa (União Europeia de Futebol).

A agência de publicidade África, do publicitário Nizan Guanaes, elaborou o desenho, algo que causou polêmica entre as principais agências de design do Brasil que participaram da seletiva por meio da ADG (Associação dos Designers Gráficos do Brasil) .

Um grupo de notáveis foi reunido para escolher a vencedora. Participaram da eleição da marca o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, o secretário-executivo da Fifa, Jérôme Valcke, o arquiteto Oscar Niemeyer, o escritor Paulo Coelho, a cantora Ivete Sangalo, a modelo Gisele Bündchen e o designer Hans Donner.

A revelação feita pelo iG mais de um mês antes da apresentação gerou insatisfação de patrocinadores da Fifa, principalmente da Coca-Cola, que teria exclusividade de utilizar a marca logo após o lançamento. A primeira vez que a logo apareceria em um comercial no Brasil seria da empresa norte-americana.

Na época da revelação do iG, internautas do portal votaram em enquete e houve equilíbrio entre os que gostaram e os que desaprovaram: 52% disseram que gostaram e 48% que não.

(Postada por Vitor Hugo Soares, com informações do IG)

Be Sociable, Share!

Comentários

luiz alfredo motta fontana on 9 julho, 2010 at 7:34 #

O humor brasileiro continua atento:

A semelhança do logotipo com Chico Xavier é um achado!


Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • julho 2010
    S T Q Q S S D
    « jun   ago »
     1234
    567891011
    12131415161718
    19202122232425
    262728293031