jun
14
Postado em 14-06-2010
Arquivado em (Artigos, Janio) por vitor em 14-06-2010 23:58

Mariana Ximenes: um motivo a mais

==================================
CRÔNICA/TORCIDA

O QUASE FREVO HOLANDÊS

Janio Ferreira Soares

Como bem lembrou Tostão, a Seleção holandesa sempre chega como uma das favoritas, mas nunca ganhou uma Copa do Mundo. Mais ou menos como a viúva Porcina, que foi sem nunca ter sido. Pela estréia contra a Dinamarca a história tende a se repetir.

Confesso que também ficaria muito feliz se ela fosse campeã um dia, já que eu tenho uma grande simpatia por esse País que quase nos colonizou e que deixou em Recife marcas tão fortes que num fim de uma tarde dos 70, regada a muita cerveja e vodka com tang limão, alguns amigos cismaram que tinham vacas holandesas pastando às margens do Capibaribe em meio à pontes e canais, e partiram para vê-las de perto. Mais não digo, pois só consigo lembrar-me de vagos mugidos distantes, que tanto podem ter vindo das imaginárias leiteiras como dos floreios vocais/medievais do holandês Thijs Van Leer, que naquele instante mandava o clássico Hocus Pocus, do Focus, no Roadstar da velha Brasília.

Não sei se sou eu ou se é a nossa Seleção que anda sem graça, mas eu ainda não consegui me transformar num guerreiro tomador de cerveja, nem entrei no clima ufanista da Globo. Também não sei a escalação do Brasil de cor, acho Kaká aquele típico santinho do pau oco que sacaneia os amigos no final do filme, além de não enxergar ninguém com lágrimas sinceras estocadas pra derramar diante de um fracasso. É como diz o meu amigo Miguel Baiano: “Ó paí, a cara dos sacanas! Tão tão preocupados com a conta da Coelba no final do mês…!”.

Só mais um motivo pra torcer pelos holandeses, além dos já citados acima. Parece que descobriram no DNA de Mariana Ximenes – que é filha de mãe cearense – um misto de flor de mandacaru com toques de bulbos de tulipas brancas. Quer prova maior de que fomos colonizados pelo povo errado?

Janio Ferreira Soares, cronista, é secretário de Cultura e Turismo de Paulo Afonso, no Vale do São Francisco.

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • junho 2010
    S T Q Q S S D
    « maio   jul »
     123456
    78910111213
    14151617181920
    21222324252627
    282930