jun
11
Postado em 11-06-2010
Arquivado em (Artigos, Vitor) por vitor em 11-06-2010 23:19

Lula com Wagner: sinalizações na chegada

========================================

ARTIGO DA SEMANA

NUNCA ANTES NA HISTÓRIA…

Vitor Hugo Soares

Até onde a memória e a vista alcançam, salvo por um improvável equívoco histórico referente a passado bem mais remoto, é possível dizer ao estilo do atual ocupante do Palácio do Planalto em trajetória de despedida: nunca, na história deste País, um presidente pisou tanto o solo da Bahia, no exercício do poder, quanto o atual.

Na última quinta-feira, em plena fase de preparativos e mobilização para a convenção nacional do PSDB que vai homologar, neste fim de semana, o nome de José Serra como candidato à presidência da República nas eleições de outubro, eis que Luis Inácio Lula da Silva, em novo périplo pelo Nordeste, desceu do avião em sua quase improvisada trigésima visita ao estado.

“Amaldiçoado quem pensar mal dessas coisas”, diriam os elegantes pensadores franceses sobre seus políticos e governantes de antigamente. O certo é que tucanos e democratas no Brasil atual não encontram motivos para tanta amabilidade. Principalmente aqueles que viram as imagens de Lula descendo a escada do avião abraçado com o governador petista Jaques Wagner, pré-candidato a permanecer no Palácio de Ondina por mais quatro anos.

Ainda mais quando o desembarque e o apoio presidencial explícito acontecem no momento em que os adeptos do DEM igualmente preparam faixas, coloridas bandeirolas juninas e enchem balões de gás. Motivo: uma festiva convenção estadual homologará também, neste fim de semana, a escolha do ex-governador Paulo Souto – em franca subida nas pesquisas mais recentes – , candidato do carlismo e do tucanato baianos para tentar barrar o sonho petista de manter Wagner no comando do governo e da política estaduais.

Desta vez uma surpresa (ou não?), na visita do presidente ao centro histórico da cidade, tombado pela Unesco como Patrimônio da Humanidade. Antigo diamante da coroa do carlismo, o Pelourinho é motivo de bafafá cultural e de severas críticas administrativas aos governos de Lula e de Wagner, em razão do abandono que a área amarga atualmente. Uma das mais demolidoras e recentes partiu de Caetano Veloso, no seu texto de estréia como cronista do jornal O Globo, em maio passado.

Quinta –feira, “carregando um saco de bondades”, como ironizou um jornal local, Lula precisou dividir o foco de interesse e de atenção dos soteropolitanos com as imagens que chegavam direto da África do Sul, na transmissão do show de pré-abertura da Copa. O bispo anglicano e Nobel da Paz, Desmond Tuto, fazia a vibrante saudação aos visitantes dos países da Copa e ao líder revolucionário Nelson Mandela – que Lula comparou à pré-candidata Dilma Rousseff em recente e ainda polêmico programa de propaganda política na televisão.

Sem a famosa batina, vestido de torcedor dos Bafana Bafana, Tutu em sua fala mexia com as emoções do povo do Pelô – área onde há décadas o bispo fizera empolgante pregação pela paz, solidariedade entre os povos e contra o racismo em seu país. O ato político, social e religioso terminou com a multidão presente cantando em coro a magnífica “Oração pela libertação da África do Sul”, de Gilberto Gil.

Aparentemente, sem se importar muito com a concorrência e sem reclamar do bispo, Lula abriu o seu “pacote” para a Bahia na Praça Municipal, acompanhado do aliado Jaques Wagner, certo da audiência política na terra onde tem obtido os mais acachapantes índices de votos nas mais recentes eleições que disputou, e onde seu governo segue superando a barreira dos 80% de aprovação nas pesquisas de opinião.

Não perdeu a viagem. Aproveitou a assinatura de convênios e anunciou recursos já liberados – outros em promessas – destinados à obras de restauração no combalido Pelourinho, para dar o recado político nesta nova e meteórica visita, às vésperas do candidato José Serra desembarcar para festa nacional dos tucanos, extensivo aos ouvidos sensíveis dos carlistas do DEM em preparativos, também, para a festa em torno de Paulo Souto.

“Não vamos recuperar (o Pelourinho), tocando de lá os pobres. Vamos recuperar junto com eles. Não é para tirar o pobre e mandar para 300 quilômetros de distância e colocar lá (na área histórica tombada e restaurada) o escritório de alguma pessoa rica”, disse Lula; mexendo em calos do DEM da Bahia.

Na despedida do público que o aplaudia na praça, mais uma demonstração da intimidade com o estilo baiano de fazer política, desta vez envolvendo a figura da primeira dama, Maria Letícia: ”Tenho que ir embora para Brasília, pois tenho uma galega lá me esperando, e ela é brava, já telefonou três vezes aqui para mim.

Antonio Carlos Magalhães não faria melhor. Mas, quem sabe, neste fim de semana Serra e Paulo Souto consigam.

Vitor Hugo Soares é jornalista. E-mail: vitor_soares@terra.com.br

Be Sociable, Share!

Comentários

Bahia Preciosa on 12 junho, 2010 at 7:16 #

O secretário da Cultura Márcio Meirelles é mentiroso !

É triste para mim fazer uma constatação desta mas o secretário Márcio Meirelles mente descaradamente sobre o Pelourinho na entrevista concedida a rádio Agecom e publicada no REVISTA Bahia Acontece.
http://revistabahia.com.br/2010/06/09/marcio-meirelles-fala-da-revitalizacao-do-pelourinho/

Dentre outras mentiras, a mais descarada é quando ele diz:

“Com a Conder a gente fez o projeto da Rocinha, um projeto habitacional que também ganhou um prêmio. Tem três centros comunitários, uma cozinha comunitária, uma biblioteca e um estúdio multimídia e uma fábrica de instrumentos. Ali já tem uma vida, já tem um pensamento também de sustentabilidade e inclusive de atividades de formação para a juventude.”

Gente, não têm nada na Rocinha !

Existe sim um projeto como tantos outros, mas obra realizada como o secretário deixa transparecer na sua fala, não têm nenhuma ! Nada construido ! Nada !

Que coisa feia secretário !

Será que o secretário é adepto da filosofia de que “uma mentira contada mil vezes vira verdade” ?

BAHIA PRECIOSA

RUA ORDEM TERCEIRA Nº 9 (ANTIGA RUA INÁCIO ACIOLLY).
PELOURINHO – SALVADOR – BAHIA – BRAZIL
CEP: 40026-260

FONE: 55 – 71 – 3242-5218
CELULAR: 55 – 71 – 8604-8491
BLOG: http://bahiapreciosa.blogspot.com
EMAIL: bahiapreciosa@gmail.com


Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • junho 2010
    S T Q Q S S D
    « maio   jul »
     123456
    78910111213
    14151617181920
    21222324252627
    282930