jun
10
Postado em 10-06-2010
Arquivado em (Artigos, Eventuais) por vitor em 10-06-2010 11:58

Bahia em Pauta traz para o primeiro plano de seu espaço de informação e opinião o comentário do blogueiro Luiz Fontana – acompanhado do texto do jornalista Hélio Fernandes na Tribuna da Imprensa -, postado no espaço do artigo de hoje do jornalista político Ivan de Carvalho. BP agradece mais uma vez a Fontana.
Confira

(Vitor Hugo Soares)

==================================================================

luiz alfredo motta fontana on 10 junho, 2010

Enquanto isto..

No tal mundo real..,

Os “Meninos do Copom” avançam vorazes.

Na mídia silêncio de concordâncias envergonhadas.

Raras exceções.

Aqui uma: Helio Fernandes na Tribuna da Imprensa:

________________________________

quinta-feira, 10 de junho de 2010 | 11:35

Agora vamos pagar 200 BILHÕES de reais de juros por ano. Nas contas do governo. nas minhas, muito mais.

Já se sabia que os juros iriam aumentar duas vezes antes da eleições, e em ambas, 0,75% de cada vez. E como o governo não falha, cumpriu a traição que anunciara. Portanto, ultrapassamos os 10 por cento desse juro, imposto pelo FMI e o “Consenso de Washington”.

E se antes de Meirelles, os juros subiam sempre, (com FHC chegando a 44 por cento), é quase inacreditável, mas rigorosamente verdadeiro, agora com Meirelles navegando em mar alto. Não há como escapar do pagamento, que na verdade é AMORTIZAÇÃO.

***

PS – Se fosse pagamento, um dia chegaria ao fim. Mas como é AMORTIZAÇÃO, cada vez sobe mais. Quando estava perto de 9 por cento, já era o juro mais alto do mundo. Agora que já deixou 10 por cento para trás, é um total incomparável.

PS2 – E há mais e muito mais grave. O juro não sobe apenas tecnicamente ou percentualmente. Sobe porque não podemos “honrar” o pagamento do total.

PS3 – O próprio governo diz sem constrangimento, vergonhosamente: “Pagamos os juros com o que economizamos”. Como declaram que “economizam” no máximo 90 BILHÕES por ano e agora terão que pagar 200 BILHÕES, façam os cálculos e vejam o ritmo de crescimento da “dívida’.

PS4 – Nenhum órgão de comunicação (tenha o nome que tiver) fala ou trata dessa DÍVIDA. E os candidatos, sejam da situação ou da oposição, não se lembram de condenar essa ROUBALHEIRA DO DINHEIRO DO POVO.

________________________________

Serra, dilma e dona Marina, por certo, têm outras preocupações.

e toque bolero…

Be Sociable, Share!

Comentários

luiz alfredo motta fontana on 10 junho, 2010 at 14:03 #

Caro VHS

Pior que o bolero, e o lero-lero é o mantra.

Laudas e laudas serão gastas com “opiniões” de especialistas. Todos eles, ao lado do curriculum de economistas, apresentam em seus frágeis históricos profissionais cargos em empresas do setor financeiro, ou cargos no passado junto ao BC, ou ainda, e talvez pior, a tal postura, (ou seria impostura?) de “consultores”.

E tome o mantra: JurosAlém, amém.

Não há no mundo taxas mais rentáveis como as que, por exemplo, pagamos para os tais depósitos compulsórios, o famoso “castigo” que ennriquece bancos sem os sujeitar a riscos.

Os Meninos do Copom,. assaltam à luz do dia, sem nenhuma procuração do pobre cidadão, ou eleitor, que sequer os conhece.

Aliás, alguém já encontrou alguma matéria do dito jornalismo invesgativo, que ao menos tateasse essa “instituição melíflua e medieval do Copom?

Quem os fiscaliza ou audita?

Quem ao menos os indaga?

Vivemos sob a ditadura do pensamento único em economia.

Amém!


Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • junho 2010
    S T Q Q S S D
    « maio   jul »
     123456
    78910111213
    14151617181920
    21222324252627
    282930