jun
08
Postado em 08-06-2010
Arquivado em (Artigos, Janio) por vitor em 08-06-2010 22:31

CRÔNICA/DESTINOS

TRÊS HOMENS EM CONFLITO
Janio Ferreira Soares

Os leitores mais grisalhos devem se lembrar deste faroeste de 1966 onde Clint Eastwood, Lee Van Cleef e Eli Wallach interpretam três pistoleiros, cujo título original (Il Buonno, Il brutto, Il Cattivo) ganhou diversas traduções por aí, sendo o Bom, o Mau e o Feio a mais famosa delas.
Lembrei deste filme por dois motivos. Primeiro, porque Clint Eastwood completou 80 anos na semana passada (31/05), mantendo uma produção cinematográfica e uma postura raríssimas de se ver no meio artístico. Segundo, porque esse título me remete a outros três homens que atualmente estão na berlinda, prontos para ir ao céu ou ao inferno num piscar de olhos. Aécio, Dunga e Serra são os seus nomes e se você os associou a sequência da tradução do título original a idéia era essa mesmo, embora ela possa mudar dependendo do que acontecer nos próximos dias.
Comecemos por Dunga, que saiu daqui bastante criticado por não ter convocado determinados jogadores, mas que se conseguir levar o Brasil ao título passará de bruto e teimoso para uma espécie de “predestinado que conseguiu imprimir na seleção a mesma garra do capitão que ergueu a taça em 1994 – embora sem mostrar o talento do futebol brasileiro”. (É que a nossa imprensa às vezes cede, pero perder o mote, jamais!).
Já Aécio Neves, o mineiro boa pinta com ar de moço bom, continua sendo o sonho de consumo das moçoilas casadoiras e dos tucanos em geral, que ainda sonham em tê-lo como vice. Só que o mocinho das alterosas, pão de queijo entre os dentes e furinho no queixo a La Robert Mitchum, continua resistindo. Se Serra conseguir se eleger sozinho, tudo bem. Caso contrário, ele levará para a eternidade a pecha de não ter ficado ao lado do “feio” na hora em que ele mais precisou. Quando não para elegê-lo, pelo menos para fazer a diferença diante das fotos de Dilma, Temer e Serra na tela de uma assustada urna eletrônica.
Mas agora é hora de torcer pelo Brasil, apesar de Dunga e Jorginho. É que eu nunca vi uma dupla personificar tão bem a expressão “chatos de galochas”. Galochas Nike, logicamente!

Janio Ferreira Soares, cronista, é secretário de Cultura e Turismo de Paulo Afonso, no Vale do São Francisco

Be Sociable, Share!

Comentários

luiz alfredo motta fontana on 9 junho, 2010 at 5:38 #

O comum entre os personagens de “Três homens em confito”, traduz a total ausência de ética e o desregrado oportunismo dos mancebos.

Compreensível, portanto, a evocação, mesmo ressalvando, a total ausência de “glamour”, neste revival.

Confesso, prefiro o original.


marco lino on 9 junho, 2010 at 17:34 #

Se Serra perder, Aécio será o principal nome da oposição; se o príncipe dos dossiês ganhar, Aécio será o principal nome do Congresso… Aécio está bem na fita…


danilo on 9 junho, 2010 at 17:49 #

na-na-ni-na-não. se Serra perder e Aécio for eleito senador, aí é q ele [Aécio] vai mostrar quem ele o é.

vai ser o primeiro ministro [virtual] de Dilma, pois o verdadeira primeiro ministro continuará o mesmo: Zé Mensalão Dirceu


Marco Lino on 10 junho, 2010 at 11:48 #

Discordo, meu caro. Aécio lidera a oposição pois será o nome mais forte e o virtual candidato dela. Agora, claro, no estilo mineiro dele – tem mais a ganhar, eu acho (p.e. a truculência de Serra o fez perder votos preciosos em Minas….). É o jogador que está na posição mais cômoda no tabuleiro.


Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • junho 2010
    S T Q Q S S D
    « maio   jul »
     123456
    78910111213
    14151617181920
    21222324252627
    282930