jun
08
Postado em 08-06-2010
Arquivado em (Artigos, Ivan) por vitor em 08-06-2010 10:47

Pimentel (PT-MG):perda de terreno

O jornalista político Ivan de Carvalho, na coluna diária que assina na Tribuna da Bahia, segue nesta terça-feira mergulhado na análise do conflito entre PT e PMDB em Minas Gerais e os reflexos na chamada base aliada de apoio à ex-ministra Dilma Rousseff para a presidência da República. Um round crucial da luta parece ter sido vencido ontem pelos peemedebistas comandados pelo ex-ministro Hélio Costa (candidato a governador). Isso é importante na medida em que define quem manda na campanha de Dilma Rousseff e, por extensão, em um eventual governo seu, assinala Ivan no texto que Bahia em Pauta reproduz.
(VHS)

==========================================

OPINIÃO POLÍTICA

PMDB dobra o PT em Minas

Ivan de Carvalho

Está assegurado o apoio oficial do PMDB à candidata do PT a presidente da República, Dilma Rousseff. A ameaça de um desentendimento entre as cúpulas dos dois partidos, que estava localizada até o domingo no PT de Minas Gerais, foi afastada ontem. O PT mineiro rendeu-se à exigência da direção nacional do PMDB de que os petistas apóiem o peemedebista Hélio Costa, ex-ministro das Comunicações, para governador.

O PT mineiro queria lançar candidato próprio, o ex-prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel, que também era um dos principais coordenadores da campanha eleitoral de Dilma Rousseff. O PMDB não admitia isso e exigia que o PT apoiasse seu candidato, sob pena de complicar a aliança nas eleições presidenciais.

Ontem, escrevi que as apostas eram de cem contra zero no sentido de que o PMDB ganharia a queda de braço em Minas, apesar do PT ter promovido uma reunião, da qual participaram também o PR e o PC do B, e formulado uma chapa em que o petista Pimentel entrava para governador, o peemedebista Hélio Costa disputaria novo mandato de senador e o presidente estadual do PR, Clésio Andrade, seria o candidato a vice-governador.

Mas não só eu, como também o PT e a torcida do Flamengo, sabiam que o presidente Lula e a direção nacional do PT imporiam a rendição à seção estadual mineira, em nome dos interesses da campanha de Dilma Rousseff. As determinações de Brasília já haviam sido dadas. A chapa formulada no domingo está sendo considerada mera encenação para passar à militância petista a impressão de que o PT mineiro lutou até o fim pela candidatura própria.

Aliás, esta não é a única caqueirada que o ex-prefeito Pimentel leva nesses dias. Ele está perdendo – se já não perdeu totalmente – a posição forte que tinha na coordenação da campanha de Dilma Rousseff, de quem é pessoa de confiança e antigo amigo de fé dos tempos da luta armada contra o regime autoritário. Na área da campanha sob comando de Pimentel foi que se montou, segundo o noticiário, a trama para montagem de um dossiê contra o candidato tucano José Serra, trama inicialmente negada pelo PT, mas que ganhou evidências que não mais permitem negá-la. O candidato José Serra responsabilizou sua concorrente Dilma Rousseff (que está interpelando Serra judicialmente) e insiste em cobrar dela uma explicação.

A vertente paulista da campanha de Dilma Rousseff – sob influência de Rui Falcão e do ex-ministro Antonio Palocci – providenciou o vazamento de informações sobre a preparação do tal dossiê para detonar a influência de Pimentel e sua gente, em um processo de queimação interna. E deu certo. Pimentel está perdendo espaço na campanha rapidamente e o “fogo amigo” sobre ele tenta expulsá-lo da campanha presidencial e empurrá-lo para cuidar apenas de sua candidatura a senador em Minas.

Isso é importante na medida em que define quem manda na campanha de Dilma Rousseff e, por extensão, em um eventual governo seu. Na briga interna que ocorre no PT, o grupo paulista (no qual se inserem também José Dirceu e Lula) praticamente já levou a melhor e derrotou os que trabalhavam pelo que se poderia chamar de “despaulistização” do PT.

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • junho 2010
    S T Q Q S S D
    « maio   jul »
     123456
    78910111213
    14151617181920
    21222324252627
    282930