maio
27
Postado em 27-05-2010
Arquivado em (Newsletter) por vitor em 27-05-2010 14:13

O grupo petrolífero britânico BP (British Petroleun ) aparentementre obteve sucesso na operação para cimentar os poços de petróleo que estão na origem do desastre ambiental sem precedentes no Golfo do México.

Segundo Thad Allen, da guarda-costeira norte-americana, a BP conseguiu estancar hoje, quinta-feira, o vazamento de petróleo no mar que durava há 36 dias, quando uma plataforma explodiu e afundou.

“Todo mundo está prudentemente otimista, mas ainda não há razão para cantar vitória”, sublinhou Thad Allen, explicando que o “poço ainda não está bem cimentado”.

Trata-se do primeiro resultado positivo alcançado na operação que a BP lançou, há mais de um mês, para selar o poço e conter o derrame de petróleo.

O procedimento consistiu em injectar, a partir de um barco, uma solução composta por água, matérias sólidas e um mineral, barita, nos dutos que levam à válvula anti-explosão dos poços, onde se encontra o escapamento de petróleo e gás, e depois selar o poço com cimento.

Este tipo de operação nunca tinha sido tentada a esta profundidade, sob 1.500 metros de água.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, dará hoje, quinta-feira, uma entrevista coletiva sobre a maré negra e amanhã, sexta-feira, desloca-se até Luisiana, o Estado mais atingido pela catástrofe.

( Informações do Jornal de Notícias, um dos diário de maior circulação em Portugal, editado na cidade do Porto )

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos