maio
26
Postado em 26-05-2010
Arquivado em (Newsletter) por vitor em 26-05-2010 14:24

Rainha no Parlamento: cortes/DN

===========================================
A rainha Elizabethl II assumiu ontem que a redução do déficit deve ser a prioridade dos britânicos. “O programa legislativo do meu Governo será baseado nos princípios da liberdade, justiça e responsabilidade.

Segundo a rainha, a primeira prioridade é reduzir o déficit e restaurar o crescimento econômico e serão tomadas medidas para acelerar a redução do déficit, anunciou na sessão inaugural do Parlamento de Westminster.

Num discurso cheio de pompa, a monarca apresentou pela primeira vez um programa de um Governo de coligação, pois tal nunca aconteceu ao longo dos seus 58 anos de reinado. Ouvindo suas palavras, lado a lado, estiveram os protagonistas deste novo Executivo britânico: David Cameron, primeiro-ministro, líder dos conservadores, e Nick Clegg, vice-primeiro-ministro, líder dos liberais-democratas.

Vinte e duas novas leis em 18 meses é o que pretende aprovar o Governo, estando previstas reformas políticas, orçamentais, nas áreas da educação, das ajudas sociais, da despesa e do peso do Estado.

As palavras da monarca não foram propriamente uma surpresa, já que o rascunho do seu discurso tinha aparecido publicado nos jornais de domingo – para grande embaraço do Governo e do Palácio de Buckingham.
Além da redução do défice, que neste momento é o maior da UE, a rainha confirmou que vai haver referendo sobre a alteração do sistema eleitoral britânico, reforma política para introduzir datas de início e fim de mandato do Governo, uma quota para imigrantes que venham de fora da UE, a transformação das escolas primárias e secundárias em academias, a privatização dos correios e o fim do BI.

Apesar dos cortes radicais anunciados aos britânicos, não foi ainda explicado se a realeza também vai apertar o cinto. 41,5 milhões de libras, ou seja, 48,2 milhões de euros, foi quanto a casa real custou ao bolso dos contribuintes no ano passado. Alguns jornais dizem que a isto junta-se ainda 50 milhões em segurança.

Em seguida ao discurso de Elizabeth II em Westminster, onde a Rainha se deslocou na sua carruagem dourada e usando a sua tiara com três mil diamantes preciosos, acabou -se a trégua política. Os trabalhistas, que passaram à oposição, depois de estarem no poder 13 anos, prometeram desde logo votar contra a reforma do tempo dos mandatos governamentais.

(Informações do Diário de Notícias, de Lisboa)

Be Sociable, Share!

Comentários

immigration law on 11 Fevereiro, 2011 at 5:03 #

I’m not sure where you are getting your info, but great topic. I needs to spend some time learning much more or understanding more. Thanks for excellent information I was looking for this info for my mission.


Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos