maio
20
Postado em 20-05-2010
Arquivado em (Newsletter) por vitor em 20-05-2010 12:28


=========================================
MARIA OLÍVIA

De São Paulo

Trinta anos depois de sua última turnê no país o cantor cubano Silvio Rodríguez voltará aos EUA para se apresentar no Carnigie Haal , templo musical no coração da Broadway, em Nova York. Durante o governo do presidente George W. Bush (2001-2009), que interrompeu o intercâmbio cultural entre Cuba e EUA, Rodríguez, fundador do Movimento da Nova Trova junto com Pablo Milanês, foi declarado persona non grata ao país.

Agora, ele finalmente recebeu um visto que permite sua entrada nos EUA . Ele deve se apresentar em 4 de junho, no Carnegie Hall, em Nova York, uma das mais importantes salas de concertos do país. A duração do documento será suficiente para permitir que Rodríguez se apresente em várias cidades dos EUA, como Los Angeles, San Francisco e Chicago, segundo esclareceu seu advogado norte-americano Bill Martinez à agência Reuters.

As relações entre Cuba e EUA tiveram uma ligeira melhora desde o início do governo de Barack Obama, que suspendeu restrições para viagens e remessas financeiras de cubano-americanos, e autorizou um maior intercâmbio cultural. Antes de Silvio Rodríguez, as autoridades de Washington já tinham dado vistos para o trovador Carlos Varela e outras orquestras cubanas.

Há exatamente um ano, o autor de belíssimas canções cubanas e parceiro de Chico Buarque foi proibido de viajar aos EUA para um show em homenagem ao 90º aniversário do cantor Peter Seeger, no Madison Square Garden.

Maria Olívia é jornalista

Be Sociable, Share!

Comentários fechados.

  • Arquivos