maio
18
Postado em 18-05-2010
Arquivado em (Artigos, Ivan) por vitor em 18-05-2010 10:41

=======================================

Sobre a nova safra de pesquisas eleitorais que começa a invadir o mercado brasileiro neste período pré-sucessório de tantos pré-candidatos, o jornalista político Ivan de Carvalho diz em sua coluna desta terça-feira na Tribuna da Bahia, que Bahia em Pauta reproduz, que convém informar os leitores que os políticos tomam conhecimento dos resultados de diversos institutos e ficam à espera dos resultados do Datafolha. Confira.
(VHS)
=============================================

OPINIÃO POLÍTICA

A NOVA SAFRA DE PESQUISAS

Ivan de Carvalho

1. Quando o Instituto Vox Populi e, em seguida, o Instituto Sensus (este, na estranha circunstância de atender a encomenda de entidade sem a menor tradição, sequer um precedente, de solicitar pesquisas eleitorais) saíram há algumas semanas com surpreendentes e, diria, até inaceitáveis resultados de pesquisas eleitorais, escrevi neste jornal que não os levaria em conta por entender que já houve na história, da remota à mais recente, exemplos demais de “erros” imperdoáveis nos resultados das pesquisas e, pior, de situações numerosas em que tais erros pareciam não haver ocorrido por motivos técnicos, mas políticos.
2. No mesmo artigo, disse que o Instituto Datafolha, do grupo Folha de S. Paulo, credenciou-se nos meios políticos como o mais acreditado e livre de reservas, ressalvas, suspeitas e mesmo erros técnicos e não maleável aos imensos interesses que são afetados, poderosamente, pelos resultados das pesquisas. E que seria o único instituto de pesquisas de opinião pública que seria levado em conta, seriamente, por este repórter. Convém informar os leitores que os políticos tomam conhecimento dos resultados de diversos institutos e ficam à espera dos resultados do Datafolha para comparar com os demais e concluir se estes pesquisaram eficazmente ou não.
3. Acabam de sair resultados do Vox Populi e do Sensus. Até tentei ignorá-los absolutamente, mas resolvi que algumas observações não seriam inúteis. Os resultados são bons para a candidata do PT, Dilma Rousseff. Resta saber se são bons também no outro sentido e isto poderá ser melhor avaliado quando o Datafolha divulgar sua próxima pesquisa. Sempre na faixa do “empate técnico”. Quanto ao que está agora no mercado, Dilma supera o tucano José Serra por magros dois pontos em um cenário (com todos os candidatos que se aprestam a concorrer à presidência da República) e perde para Serra em outro cenário, por décimos. Mas e daí? O que isso vale?
4. Na verdade, vale porque Serra sempre teve o primeiro lugar e uma dianteira em todas as pesquisas anteriores e uma alteração disso tem um impacto no eleitorado, na negociação de alianças e no financiamento das campanhas. Mas agora está todo mundo esperando pelo Datafolha, ainda mais que as duas pesquisas, a Vox Populi e a Sensus, chegaram numa hora em que havia uma avaliação de que as coisas iam mal para Dilma. Em síntese: as duas pesquisas divulgadas só serão ou não validadas pelo Datafolha.
5. Só para não passar batido. O Vox Populi pesquisou as eleições baianas, registrando um recuo de Jaques Wagner de 44%, em sua pesquisa anterior para 41 por cento, enquanto Paulo Souto sobe de 29% para 32% e Geddel passa de oito para nove por cento, enquanto Luiz Bassuma, do PV, aparece com 1 por cento. Para quem botar fé na pesquisa: no momento, haveria segundo turno (41 de Wagner contra 42 da soma dos outros), enquanto na pesquisa anterior do mesmo instituto Wagner ganharia no primeiro turno. Entre uma pesquisa e outra, houve a troca do PR e César Borges da aliança com o PT pela aliança com o PMDB.

Be Sociable, Share!

Comentários

Marco Lino on 18 Maio, 2010 at 11:56 #

Um sentimento:
o analista não gostou da pesquisa para lá, mas aprovou a de cá…


GILBERTO on 18 Maio, 2010 at 14:44 #

que data?
qual folha?
huuuuum; e a credibilidade oh..ZERO


Jader Martins on 18 Maio, 2010 at 19:49 #

O Data folha pertence ao jornal que publicou na primeira página a ficha falsa da Dilma e depois, internamente , em um pé de página se redimiu ? Brincadeira , meu Rei !!
Veja este discurso no YOUTUBE :
http://www.youtube.com/watch?v=xp3uSjlrrDU&feature=player_embedded#!


Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos