maio
17
Postado em 17-05-2010
Arquivado em (Newsletter) por vitor em 17-05-2010 10:04

Lula e Ahrmadijad celebram em Teerã /AFP

=======================================

Irã, Turquia e Brasil assinaram nesta segunda-feira um acordo para a troca em território turco de combustível nuclear iraniano por urânio enriquecido a 20%, em uma tentativa de encontrar uma solução para a crise provocada pela política de enriquecimento de urânio de Teerã.

O entendimento anunciado nesta segunda-feira e assinado em frente a jornalistas em Teerã tem como base a proposta da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA, órgão da ONU), do final do ano passado, que previa o enriquecimento do urânio iraniano em outro país em níveis que possibilitariam sua utilização para uso civil, não militar.

“Foi uma resposta de que é possível, com diálogo, a gente construir a paz, construir o desenvolvimento”, disse Lula em no programa de rádio Café com o Presidente, gravado de Teerã logo após o fechamento do acordo.

O governo brasileiro acredita que o acordo criará confiança na comunidade internacional e pode evitar que o Irã seja submetido a sanções por causa de seu programa nuclear.

(Informações portal IG )

Be Sociable, Share!

Comentários

Oriana Lopes on 17 Maio, 2010 at 13:28 #

Caro Vitor,
Esse acordo tá parecendo o uísque escocês que tomei no sábado, num boteco no centro histórico de São Paulo. Estou com com dor de cabeça até hoje.


marco lino on 17 Maio, 2010 at 20:02 #

E eu estou com dor de cotovelo…(risos)


Oriana Lopes on 17 Maio, 2010 at 21:53 #

Só o Marco Lino e a ralé petista, porque a intelectualidade não acredita no tal acordo, só da boca pra fora. Tá custando caro aos cofres públicos essa campanha de Dilma. Porque, no fundo, isso toda essa movimentação de Lula, é pra fazer tomada pra programa eleitoral da candidata petista. legalizaram a esculhambação nesse país, ou melhor, a republica petista legalizou a esculhambação. Nunca na história desse país tanta malandragem institucionalizada.


Jader Martins on 17 Maio, 2010 at 22:01 #

Oriana , minha rainha!!
Voce está indo contra a maré !! Precisa ler o The Guardian, o El País, o NY Time , O the Washington Posto Le Figaro e outros .
Estou imaginando como vc vai ficar depois “Que o nunca antes na historia” ganhar o Premio Nobel da paz. A semana passada ganhou mais um premiozinho mixuruco da ONU por combater a fome . Fora os muitos outros !!!Vc vai cortar os pulsos !!! Acorda mulher !!!!!


Oriana Lopes on 17 Maio, 2010 at 22:09 #

Meu caro, você é que não entendeu nada! Lula é um político Naif e é por ser naif que tá no no The Washington Post, no Ney York Times etc. O mais, já disse, é viajar na maionese. Depois que Obama, com duas guerras no Oriente Médio ganhou o Nobel da Paz (e foi duramente cirticado pelo povo americano por isso), meu caro, não duvido que Lula ganhe o Nobel de Ciência ou de Literatura, porque da Paz, para sua majestade El Rei D. Lula é bobagem! Pra frente Brasil!!!


Oriana Lopes on 17 Maio, 2010 at 22:09 #

Corrigindo: The New York Times


Oriana Lopes on 17 Maio, 2010 at 22:14 #

Engraçado essa turma do PT. Sempre meteu pau em ACM pelo culto a personalidade, pelo familismo, clientelismo e todos os ismos do nosso arcaísmo político, pela ocupação descarada da máquina pública [para abrigar apadrinhados, por ser conivente com a corrupção, por fazer propaganda enganosa etc e tal e está rezando bonitinho nessa cartilha.


danilo on 17 Maio, 2010 at 22:52 #

pois é, Jader. qdo vejo o comportamento atual dos sindicalistas da CUT e de outras centrais de trabalhadores cumpanhêras do “Cara”, eu morro de pena de Joaquinzão, o finado Joaquim dos Santos Andrade, aquele líder sindical dos anos 70 que Lulla e sua turma o tachavam de pelêgo descarado. coitado do Joaquinzão porque em matéria de peleguismo ele era um pobre aspira se comparado com os mangagões da CUT, da Força Sindical, os Luis Marinho, Meneguelli, etc etc etc etc


Marco Lino on 18 Maio, 2010 at 11:50 #

Oriana, és um doce.
Abs


Oriana Lopes on 18 Maio, 2010 at 13:30 #

Na falta do que dizer, Marco Lino quer sair pela ironia. A turma da boquinha é assim. O diabo são os outros!


Jader Martins on 18 Maio, 2010 at 19:51 #

França dá pleno apoio a Lula em sua condução do tema nuclear

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e o presidente francês, Nicolas Sarkozy, tiveram uma reunião bilateral na manhã desta terça-feira, após a cerimônia de abertura oficial da VI Cúpula União Europeia-América Latina e Caribe, que acontece em Madri (Espanha). Após o encontro, Sarkozy divulgou uma nota oficial em que afirmou que a França dá pleno apoio à Lula em sua condução do tema nuclear iraniano, classificando como um passo positivo o acordo entre o Irã, Brasil e a Turquia.

O president francês ainda afirmou aguardar de Teerã os detalhes do acerto por escrito. “A França examinará isso com o Grupo dos Seis (potências internacionais) e está pronta para discutir sem preconceitos todas as implicações desse dossiê do Irã”.

Na nota, Sarkozy também disse reconhecer o esforço do brasileiro pelo avanço das negociações sobre o programa nuclear iraniano, mas lembrou que o Irã deve parar de enriquecer o elemento internamente, à margem da vigilância internacional.

Clique aqui para ler a matéria completa de Lúcia Müzell no portal Terra

Em tempo: A China, que também é membro do Conselho de Segurança da ONU, elogia o acordo mediado pelo Brasil. Clique aqui para ir ao site do O Globo e saber mais


danilo on 18 Maio, 2010 at 20:50 #

pô, do jeito q as coisas estão indo Lulla ainda vai declarar guerra aos zamericâno. o porta avião Minas Gerais já deve até estar a postos… prá frente Brasil. ame-o ou deixe-o


Marco Lino on 18 Maio, 2010 at 23:26 #

Alô, alô Oriana, calma menina!!!!

Sou dado sim a ironias, mas de forma alguma o fui contigo. Foi um afago em ti por achar-te por demais voluntariosa numa causa em que não tinhas lá muita razão.

Também não foi “falta do que dizer”. Aliás, se tem uma coisa no governo Lula que “me lava a alma” é essa tal de política externa. É uma delícia! Falaria um pouco sim, se tempo tivesse. Talvez, se participasse de alguma “boquinha” em alguma esfera estatal, como você insinua, sobrasse algum tempinho extra para a agente conversar um pouco sobre isso.

Acho que você usa termos muito depreciativos para com o “séquito” de Lula e termina sendo injusta com personagens como o professor Marco Aurélio e o ministro Celso Amorim. Parece que a política externa brasileira está sendo levada adiante por pessoas preparadas ao extremo. Claro que elas não têm a orientação conservadora que o Itamaraty teve até pouco tempo atrás, mas as pessoas são diferentes mesmo. Observe que o recado da maior parte da população brasileira que elegeu o presidente Lula foi de mudança. E, convenhamos, se tem uma coisa que o governo mudou foi isso, não?

O mundo tem mudado rapidamente e é preciso estar atento para isso. Tudo indica que o pêndulo do poder e da riqueza do mundo está mudando de lado e o Brasil tem se postado altaneiramente numa posição de quem também quer um lugar ao sol. Precipitado? Atabalhoado? Muito cedo para julgarmos. Uma coisa que ninguém pode negar é que o Brasil, no xadrez internacional, tem sido um jogador cada vez mais respeitado. É claro que o sucesso (?) do Brasil não deve ser endereçado a alguns atores somente (o Brasil é muito grande), mas devemos reconhecer que neste jogo internacional o Amorim e Marco Aurélio estão jogando muito bem. Não tem porque o Brasil ficar subalternamente esperando as migalhas que caem da mesa do império, mesmo porque o império já dá sinais sérios de decadência. Inteligente é também quem se adapta às novas situações. A riqueza mundial está mudando de pólo. O Brasil também. Ainda bem.

Quanto à máquina pública… Bom, já imaginou se não fossem trocados os quadros de confiança quando um governo é mudado? Só se fôssemos muito civilizados, não? Lamentavelmente não somos. Logo, todos trocam.

És inteligente e bem informada (levemente insolente tb). Parabéns!

Cordialmente,
Marco


Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos