maio
11
Postado em 11-05-2010
Arquivado em (Newsletter) por vitor em 11-05-2010 11:20

Bento VXI no vôo para Lisboa/Reuters-Público

==================================

O Papa Bento XVI disse esta manhã, a bordo do avião que o trouxe a Lisboa, que o grande sofrimento da Igreja é o seu “pecado”, referindo-se aos casos de pedofilia de membros do clero. E acrescentou que a “maior perseguição à Igreja” não vem de “inimigos de fora, mas nasce do pecado da Igreja”. A notícia da Reuters sobre conversa do Papa com jornalistas está publicada no portal português TSF.

Esta afirmação marca uma clara diferença com afirmações de vários cardeais e outros responsáveis da Cúria, que, sobretudo na altura da Páscoa, consideraram que as denúncias de abusos refletiam uma campanha organizada contra a Igreja. O cardeal português Saraiva Martins, que acompanha o Papa na sua viagem de quatro dias a Portugal, disse mesmo que a Igreja deveria fazer como as famílias, não lavando a “roupa suja” em público.

“Os ataques contra a Igreja e o Papa não vêm apenas do exterior, os sofrimentos vêm do interior da Igreja, do pecado que existe na Igreja”, disse Bento XVI, citado pelas agências AFP e Lusa.

A Igreja Católica, acrescentou ainda durante o vôo de pouco menos de três horas que o trouxe de Roma, tem uma “profunda necessidade” de “aprender o perdão e a necessidade da justiça”. O perdão não substitui a justiça, acrescentou, referindo-se aos autores de crimes pedófilos e às suas vítimas.

Crise econômica

No avião, respondendo a algumas perguntas de jornalistas, o Papa falou ainda da crise econômica: “Vemos agora que um puro pragmatismo econômico que se abstrai da realidade do homem” e da sua dimensão ética “não dá resultados positivos mas cria problemas insolúveis”.

Chegou o momento, acrescentou ainda Bento XVI, de “dizer que a ética não é uma coisa exterior mas interior ao racionalismo e ao pragmatismo econômico”.

Também nesta matéria há lugar para um mea culpa da Igreja: “Devemos confessar que a Igreja, a fé cristã, muitas vezes abandonou as realidades concretas e econômicas”, sem “ver que o tema “implica uma responsabilidade de todos”.

(Informações de agencias europeias de notícias e TSF)

Be Sociable, Share!

Comentários

Daniela on 16 julho, 2011 at 18:21 #

Oi, tenho adicionado aos favoritos este blog e assinado seu feed e esta é a minha 2da visita. Eu uso o leitor de RSS Pluck e percibido que seu feed não esta chegando. Algum outro assinante já teve este problema?. Obrigado e parabéns pelo blog!


Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos