Tupolev em pedaços e…

…Polonia em choque à espera dos corpos/El País

==============================================
O avião russo Tupolev 154 no qual viajava o Presidente da Polônia, Lech Karcynski e outros altos funcionários do governo polonês, caiu neste sábado sem deixar sobreviventes, durante as manobras de aterrisagem no aeroporto militar de Smolensk, na Russia, onde aconteceu o desastre, segundo anunciaram autoridades russas em comunicado divulgado pelo portal português TSF.

Segundo as autoridades 85 a 132 pessoas encontravam-se a bordo do aparelho. A queda do avião parece ter sido provocada por um erro da tripulação, noticiou a agência Ria-Novosti, citando uma fonte das forças de segurança do Círculo Federal Central da Rússia.

Com a Polônia em choque, a imprensa local revela que além do Presidente Kaczinsk e sua mulher, viajavam no avião, altos funcionários polacos, entre eles o vice-presidente do Parlamento, o chefe dos Serviços Nacionais de Segurança, o dirigente da Casa Civil do Presidente, o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros e vice-chefe do Estado Maior das Forças Armadas da Polónia, o presidente do Banco Central e pelo menos cinco deputados.
No aparelho viajavam igualmente Richrad Kaczorowski, último Presidente da Polónia no exílio, o diretor do Instituto da Memória Nacional da Polónia, Ianus Kurtyk.

O Presidente da Rússia, Dmitri Medvedev, anunciou a criação de uma comissão para investigar as causas da queda do avião que transportava o presidente polaco.
Segundo um porta-voz do Kremlin, a comissão será dirigida pelo primeiro-ministro russo, Vladimir Putin.

Medvedev enviou também para o local do acidente Serguei Choigu, ministro para Situações de Emergência da Rússia.

Em declarações à TSF, o embaixador de Portugal em Varsóvia, José Duarte Sequeira Serpa, afirmou que o país está em “estado de choque”.
«Eu diria que a Polónia está em estado de choque. Foi uma notícia inesperada, obviamente, e uma grande parte da elite política deste país ficou neste acidente. A reacção é natural», disse.
(Com informações do portal TSF)

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos