abr
05
Postado em 05-04-2010
Arquivado em (Newsletter) por vitor em 05-04-2010 12:13

Sismo: estragos no México

==============================================================
Duas pessoas mortas, um número ainda não determinado de feridos e uma estrada destruída é o resultado ainda provisório do sismo de magnitude 7,2 que atingiu no domingo o estado mexicano da Baixa Califórnia. A informação é de uma fonte oficial mexicana à agencia de notícias européia EFE.

Em Mexicali, as autoridades locais anunciaram dois mortos e uma centena de feridos sem gravidade.

O diretor da Proteção Civil da Baixa Califórnia, Alfredo Escobedo, disse à Efe que uma pessoa morreu quando ruiu a casa em que se encontrava na Colonia Nueva no Valle de Mexicali, a 18 quilômetros do epicentro do sismo.

Escobedo referiu que a vítima ainda não foi identificada. Problemas com as linhas telefônicas e o corte no abastecimento elétrico dificultaram a informação relativa a estragos em Mexicali, cidade com 1,2 milhões de habitantes.

A mesma fonte tinha afirmado anteriormente que havia um número ainda não determinado de feridos, sem esclarecer a gravidade dos feridos.

A secretaria do governo federal confirmou em comunicado a morte de uma pessoa, devido ao desabamento da casa, e adiantou que apenas três pessoas foram atendidas devido a crises nervosas.

A mesma fonte disse que depois do sismo de magnitude 7,2 foram registadas 20 réplicas na zona que inclui toda a região do sul da Califórnia (Estados Unidos) até ao estado vizinho de Sonora (México).

No comunicado também se refere a suspensão dos serviços de energia eléctrica, água, telefones e telemóveis, além de estragos no interior de casas.

Informa também que foram registrados danos na estrada Mexicali-Tecate, sem referir a sua localização exata ou extensão.

O Serviço Sismológico Nacional e o Serviço Geológico dos Estados Unidos informaram inicialmente que a magnitude do sismo tinha sido de 6,9, mas posteriormente corrigiram o valor, dizendo que foi de 7,2 na escala aberta de Richter.

Na cidade de Tijuana (Baixa Califórnia), o responsável local da Proteção Civil informou que não há notícia de perdas materiais nem humanas nesta localidade fronteiriça com os Estados Unidos.

(Com informações da agência européia de notícias EFE e portal português TSF)

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos