O presidente Barack Obama, dos Estados Unidos, chegou neste domingo ao Afeganistão para uma visita surpresa ao paÃs, onde se encontrou com o presidente afegão Hamid Karzai e com as tropas americanas.
As autoridades dos EUA e do Afeganistão mantiveram a visita ao paÃs do presidente norte-americano, Barack Obama, em segredo por razões de segurança.
Barack Obama, que ordenou um aumento maciço de tropas no Afeganistão, desembarcou na base de Bagram, a Norte de Cabul, voando depois de helicóptero para o palácio presidencial afegão, numa visita que deverá durar apenas algumas horas.
Os presidentes Obama e Karzai encontraram-se de imediato, para discutir a avaliação dos progressos militares no terreno feito pela administração americana, segundo disse o conselheiro de Segurança James Jones, citado pela agência noticiosa France Press.
O objetivo é levar o presidente afegão a perceber que «no seu segundo mandato há algumas coisas a que ele ainda não prestou atenção, como a nomeação por mérito dos funcionários governamentais mais importantes, a luta contra a corrupção e a luta contra os traficantes de droga, que fornecem o motor econômico aos insurgentes», afirmou o conselheiro.
Um alto oficial da administração norte-americana, citado também pela France Press, afirmou que Barack Obama vai ainda manter encontros com outros membros do governo afegão, para debater temas como a reconciliação de facções rivais no paÃs, enquanto aumenta o número de soldados americanos e da NATO na área.
O presidente norte-americano vai também receber do General Stanley McChrystal, comandante das forças americanas, informações do estado das tropas e das movimentações militares, antes de jantar com efetivos dos EUA.
(Com informações do portal TSF e Agencia France Press)