mar
21
Postado em 21-03-2010
Arquivado em (Newsletter) por vitor em 21-03-2010 19:18

Le Pen: extrema-direita sobe com esquerda

======================================================
Um domingo para ficar na história para a esquerda no segundo turno das eleições da Fraça. As extrema-direita de Jean-Marie Le Pen também tem motivos para soltar alguns foguetes.As primeiras projeções da segunda volta das eleições regionais antecipam expressiva vitória da esquerda e a subida da extrema-direita. A participação dos eleitores também foi bem maior
neste domingo.

As primeiras projeções do pleito, segundo o portal português TSF, dão mais de 50 por cento de votos ao Partido Socialista (PS) francês e aos aliados ecologistas e comunistas.

A maioria das projecções adianta também uma subida substancial de votos da extrema-direita, com a Frente Nacional, que ganha ganha entre dois a quatro pontos percentuais e obtem em algumas regiões mais de 20 por cento dos votos, e atingindo talvez o patamar dos nove por cento a nível nacional.

As sondagens de boca de urna dão também um resultado surpreendente de 17,5 por cento à Frente Nacional nas doze regiões, entre 22 da França Metropolitana, em que o partido de Jean Marie Le Pen disputou “triangulares”.

A União para um Movimento Popular (UMP), do Presidente da República francês, Nicolas Sarkozy, conseguiu, no entanto, ganhar uma das regiões em disputa com a esquerda, a Alsácia. A nível nacional, a direita terá obtido cerca de 31 por cento de votos.

As projecções dos principais canais de televisão e jornais franceses avançam também uma diminuição da abstenção, que poderá situar-se abaixo dos 50 por cento, uma queda de quase quatro pontos em relação à primeira volta, disputada a 14 de Março.

(Postado por Vitor Hugo Soares, com informações do portal TSF, de Portugal)

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos