mar
11
Postado em 11-03-2010
Arquivado em (Artigos, Eventuais) por vitor em 11-03-2010 23:20

Bahia em Pauta vai buscar no espaço de comentários da entrevista do ex-ministro e ex-governador Waldir Pires ao repórter Claudio Leal, publicada na revista digital Terra Magazine, as palavras do advogado Inácio Gomes, para publica-las no espaço principal de opinião deste site blog. Raferência baiana na defesa dos direitos humanos e na resistência em defesa das libeerdades democráticas e livre manifestação do pensamento, o que segue são as palavras de um homem que não se dobrou, que manteve a íntegra a espinha dorsal e o pensamento. Um texto e uma lição de dignidade pessoal e política. para ler e guardar.

(Vitor Hugo Soares )

=======================================================

=====================================================


NO ALTAR PAGÃO DO PRAGMATISMO

Inácio Gomes

Pragmatismo é a palavra da moda no Brasil de hoje. Não se denuncia e submete a julgameto o torturador do passado para não se comprometer a governabilidade.È pragmatimo. Os que estão nos palacios fecham as janelas para que a seu ouvidos não chege os gritos dos torturados e as palvara de ordem da mocidade do passado dizendo que “o povo unido jamais será vencido”.

Para se manterem no poder as allianças mais espúrias são construidas. Tudo em nome do Pragmatismo. Não sou sectario. A participação de Otto Alencar na chapa de senador é comprensivel. Carlista no passado nunca ordenou a repressaõ policial aos movimentos populares e estudantis. Será , nete caso,uma alliança para construção de um novo momento na Bahia.

Agora, querer fazer o eleitorado democratico engulir guela á baixo um cesar borges – aquele que ordenu a ocupação do campus universitario de ilnstalações do hospital universitário para repelir violentamente movimento estudantil democratico -é, me permita repetir, o gigantimo do pragmatismo .

É um tapa na cara dos que lutaram contra a ditadura e,ainda, estão vivos. È desrespeitar a sepultura do mortos. Governador , pragmatico V.Excia.será se homenajeando o passado e olhando para o futuro convidar Waldyr ou Lidice para compor a chapa que a seu lado será a continuação do seu dinâmico gverno.

Certas hora eu chego a imaginar que na Bahia a Sindrome de Estocomo foi substituida, em alguns casos, por uma relação sado masoqista, saudosa, entre torturado e torturador. Tudo no altar pagão do Pragmatismo.

Ignácio Gomes é advogado

Be Sociable, Share!

Comentários

LUIZ GONZAGA FERREIRA on 12 Março, 2010 at 10:33 #

Estava faltando uma palavra sábia, honrada e inteligente do grande companheiro Ignacio Gomes. Parabens pela matéria lúcida: Waldir Pires só dignifica a Bahia, o Brasil e as liberdades públicas.


Rubens Neuton on 12 Março, 2010 at 13:11 #

Viva a coerência ideológica de Inácio Gomes, postura inabalável ao longo da sua brilhante militância política e profissional. Incompatível com os rumos da política atual, sua conduta reflete os princípios de quem não cede à tentação do poder e se mantem firme nas suas convicções em defesa da democracia, da justiça social e da dignidade humana.


gilberto on 12 Março, 2010 at 16:15 #

Que eles, o governador Wagner, o presidente Lula sejam pragmáticos, tudo bem, agora, o nível deste pragmatismo definireremos nós eleitores na hora de votar. Tenho certeza que quanto mais pragmatismo menos votos. As urnas dirão. Xou César. Ave Waldir


Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos