mar
07

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, felicitou os eleitores iraquianos pela taxa de participação nas eleições legislativas no Iraque. Também a chefe da diplomacia dos 27 paises da União Europeia já felicitou o povo iraquiano.

Os ataques à bomba e tiros de morteiro em várias cidades perto das assembleias de voto fizeram pelo menos 38 mortos, mas nem assim os iraquianos ficaram em casa.

As urnas estiveram abertas durante dez horas e a afluência foi grande.

A coragem dos milhões de iraquianos que não cederam à violência mereceu uma mensagem de respeito do presidente norte americano, Barack Obama, que considerou que estas eleições demonstraram a determinação política do povo iraquiano para que o país possa decidir o rumo a seguir.

Este é um passo fundamental para as mexidas estratégicas nas tropas norte-americanas no terreno. Nos próximos cinco meses, o executivo Obama conta reduzir para metade o número de soldados no Iraque.

Interessados também no sucesso destas eleições estão várias companhias petrolíferas, que pensam investir muitos milhões no país.

A contagem dos votos já começou e as Nações Unidas garantem que na quarta-feira já devem ser conhecidos os resultados preliminares destas eleições, que vão determinar quem ocupa os 325 lugares do parlamento iraquiano.

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos