mar
01
Postado em 01-03-2010
Arquivado em (Artigos) por vitor em 01-03-2010 22:59

Lula com Bachelet no Chile

=================================================
Depois de rápida passagem de três horas na festiva Motevideu nesta segunda-feira da posse do ex-tupamaro Alberto pepe Mujica como presidente do Uruguai, o presidente LuisInácio Lula da Silva voou para a enlutada Santiago, capital do Chile onde foi levar solidariedade e promessa de ajuda do Brasil ao país atingido por forte terremoto que já contabiliza mais de 700 mortos, dois milhões e amplas áreas devastadas.

Lula encontrou-se com sua colega Michelle Bachellet no final da tarde de hoje, ainda no aeroporto de Santiago, duramente atingido pelo sismo de 8.8 graus na escal Richter. Os dois conversaram sobre a ajuda humanitária brasileira ao país.

Antes de viaja para o Chile, o presidente Lula participou em Montevidéu da cerimônia de posse do presidente eleito do Uruguai, José Alberto Mujica Cordano. Ele chegou a acompanhar o juramento do novo líder uruguaio, no palácio legislativo, mas deixou o país antes da transmissão do cargo.

O presidente deve retornar ainda nesta segunda-feira ao Brasil. Vai direto para São Paulo, onde cumprirá agenda amanhã em Sorocaba e na capital paulista.O Chile foi duramente atingido por um terremoto de 8,8 graus na escala Richter na madrugada de sábado. Até o momento, o número oficial de mortos é de 723.

Além de Lula, a secretária de Estado dos Estados Unidos, Hillary Clinton, também passará algumas horas na capital do Chile, de acordo com a rede de televisão CNN. Mas o terremoto encurtou sua passagem por lá.

Hillary, que também está no Uruguai para a posse do novo presidente do país, José Mujica, confirmou que não deve dormir no Chile, como estipulado inicialmente, e que voará para o país nesta terça-feira (2) pela manhã.A próxima parada da viagem de Hillary será o Brasil, onde ela tem compromissos agendados em Brasília e em São Paulo.

( Postado por Vitor Hugo, com informações dos portais BBC Brasil e Abril)

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos