fev
27
Postado em 27-02-2010
Arquivado em (Newsletter) por vitor em 27-02-2010 13:42

O presidente eleito do Chile, Sebastian Pinera, afirmou que 122 morreram devido ao sismo que abalou o país este sábado.A presidente chilena, Michelle Bachelet, que declarou o estado de catástrofe nacional, adiantou recear que só na região de Maule, perto da fronteira com a Argentina, haja mais de 85 mortos.

Já se registaram dezenas réplicas, a mais forte chegou aos 6.9 na escala de Ritcher.

O aeroporto da capital Santiago está fechado e verificam-se cortes de electricidade. A zona histórica foi a mais afectada com alguns edifícios de construção mais antiga a ceder. Também perto da capital ruiu uma ponte sobre uma autoestrada. As comunicações no Chile estão muito complicadas.

Embora não seja ainda possível verificar a amplitude dos estragos, as agências internacionais descrevem um cenário de ampla destruição com muitos danos materiais. A testemunha ouvida pela TSF diz que no sul do país a devastação é muito grande.

A intensidade do sismo pode também medir-se pelas palavras de um habitante da cidade de Temuco, na costa do Chile.

«Nunca na minha vida tinha sentido um tremor de terra assim, parecia o fim do mundo», disse a uma televisão local.

Nesta cidade as pessoas foram retiradas do hospital e vários edifícios apresentam marcas de destruição.

O terremoto , com epicentro a 100 quilómetros da costa chilena, foi sentido também em países próximos, tendo sido dado o alerta de tsunami para todo o Pacífico sul. O sismólogo do Instituto de Meteorologia, Fernando Carrilho, explicou em declarações à TSF, que foi «um sismo de grande intensidade».

«De certa forma era um sismo esperado na costa do Chile, situa-se a 250/300 quilómetros a norte de uma área onde foi gerado o maior sismo até hoje registado em 1960», afirmou.

Segundo o observatório US Geological Survey, dos Estados Unidos, o terramoto ocorreu às 03:34 locais (06:34 em Lisboa), com epicentro a 317 quilómetros a sudoeste da capital do Chile, Santiago e a 115 quilómetros de Concepcion, uma cidade de grande densidade populacional.

(Com informações do Portal TSF, de Lisboa)

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos