fev
25

===================================================
MARIA OLIVIA

Badaladíssimo vendedor de picolé na Praia do Porto da Barra há muitos verões, tem um bordão que diz: ‘Quem não pediu, pida’. Pego carona no moço do picolé para afirmar: quem não assistiu a estreia do programa História Sexual da MPB, à meia-noite de hoje, no Canal Brasil (na SKY é o 66), assista o próximo, que vai ao ar na quarta-feira, dia 3 de março, no mesmo horário.

No episódio de ontem/hoje o jornalista carioca Rodrigo Faour conversou com Simone, Alcione, Ivan Lins, Erasmo Carlos, Martinho da Vila e Wando sobre temas que representam a evolução do amor, da sensualidade, do comportamento e das conquistas da mulher na sociedade brasileira, todas as análises são ilustradas com canções e clips diversos, de todos os tempos.

Divórcio, aborto, orgasmo feminino (por falar nesse assunto, Ivan Lins interpretou Vitoriosa magistralmente, ‘Quero, sua risada mais gostosa, seu sorriso escandaloso, vitoriosa por não ter, vergonha de aprender como se goza..’ dele e Vitor Martins), dentre outros. Outro ponto alto do programa de estreia foi Alcione recitando a letra da música Nem Morta, ‘eu só fico em seus braços, porque não tenho forças para tentar ir à luta…’, Wando também deu um show com ‘Moça, te espero amanhã…’.

No próximo programa, semana que vem, a Sensualidade na MPB é a convidada de Faour. Ele vai mostrar que esse tema era raro em nossas canções até o início dos anos 60 por conta da repressão sexual. Depois, o jornalista vai debater o Duplo-sentido, a Dor-de-cotovelo e a Sexualidade transgressora. O resto não conto, porque vale a pena esperar, a nova atração do Canal Brasil é imperdível, como de resto toda programação do canal pago.

Inspirada no livro homônimo do apresentador – lançado em 2006, A História Sexual da MPB, a evolução do amor e do sexo na música brasileira, Editora Record – o programa traz entrevistas com mais de 30 nomes de diversos estilos da música nacional.

Cada episódio debate um tema específico dentro da MPB: a mulher, a sensualidade, o duplo-sentido, a dor-de-cotovelo e a sexualidade transgressora. Dentre os convidados,estão personalidades como Gilberto Gil, Alcione, Martinho da Vila, Caetano Veloso, Ney Matogrosso, Erasmo Carlos, Fafá de Belém, Fernanda Abreu, Wando e Ângela Rô Ro.

Ao lado desses artistas, Faour resgata histórias de diversas gerações e artistas menos lembrados da nossa MPB, como Eduardo Dussek, João Roberto Kelly, Maria Alcina, Waleska, além de dez grandes nomes da época áurea do rádio.

“Confesso que jamais imaginaria que este trabalho rendesse tantos frutos, pois é uma pesquisa um tanto ousada em que dou valor a muitos artistas que nunca são lembrados em livros que pretendem historiar a música brasileira”, comenta Faour. “Muitos artistas podem não ser virtuoses como músicos ou poetas letrados, mas influenciaram a sociedade brasileira no que diz respeito a comportamento — em sua própria imagem (sendo cantores) ou nas danças e letras que produziram, atiçando a libido geral ou mesmo quebrando tabus e preconceitos em suas mensagens”, explica o jornalista. Nesta primeira temporada (o jornalista adianta que a próxima irá ao ar no segundo semestre) serão exibidos seis episódios.

Rodrigo Faour é jornalista e pesquisador musical. Reeditou, compilou e escreveu textos de encartes de mais de 300 CDs, incluindo o relançamento das obras de Maria Bethânia, Simone, Caetano Veloso e Ney Matogrosso. Como escritor, publicou “Bastidores” (2001), biografia de Cauby Peixoto; “Revista do Rádio” (2002) e “História Sexual da MPB (2006). Desde 2008, apresenta o programa diário “Sexo MPB”, na MPB FM do Rio de Janeiro.

Uma pena que um programa desta qualidade só alcance o canal fechado e seja exibido à meia-noite. Paciência, vale ficar ligado, quem tem canal fechado, claro. Acompanho o trabalho de Rodrigo Faour há algum tempo, ele é muito bom, preparadíssimo e colecionador de mais de 70 mil músicas catalogadas e um vasto clipping de matérias publicadas na imprensa.

Maria Olívia é jornalista

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos