fev
20
Postado em 20-02-2010
Arquivado em (Newsletter) por vitor em 20-02-2010 22:58

Polanski:ausente, mas vencedor em Berlim

==================================================

Mesmo sem ter comparecido ao grande evento do cinema mundial, o cineasta Roman Polanski foi escolhido neste sábado como melhor realizador no 60º Festival de Cinema de Berlim, com o filme “The Ghost Writer”.

Impedido pela justiça de sair da sua residência na Suíça, Roman Polanski não viajou para a Alemanhaf e o prémio foi recebido pelo produtor Alain Sarde.

“The Ghost Writer”, exibido em pré-estréia mundial, é um “thriller” que conta a história de um escritor (Ewan McGregor) contratado para escrever as memórias de um antigo primeiro ministro britânico (Pierce Brosnan) e que acabará por desvendar segredos que irão por em risco a vida do político.

Polanski está em prisão domiciliar na sua casa na Suíça, acusado em um caso de abuso de menores nos Estados Unidos que data de 1977.

No encerramento do festival de Berlim, o filme turco “Bal”, de Semith Kaplanoglu, venceu o Urso de Ouro, o prémio máximo do evento.“Bal”, um dos favoritos deste ano do festival, conta a história de rapaz e seis anos que deixa de falar depois do pai ter desaparecido.

A produção romena «If I want to whistle, I whistle» venceu o grande prémio do júri, presidido pelo realizador alemão Werner Herzog.

A japonesa Shinobu Terajima foi eleita a melhor atriz, pela participação em “Caterpillar”, de Koji Wakamatsu, e os actores russos Grigoru Dobrygin e Sergei Puskepalis venceram, em ex aequo, o prémio de melhor interpretação masculina com «How I ended this summer», de Alexei Popogrebsky.

O documentário britânico-brasileiro “Waste Land” foi distinguido com os prémios Amnistia Internacional e o correspondente à votação do público na categoria Panorama.

O festival encerrou, este sábado, com a exibição de “Otouto” (“About the Brother”), do mestre do cinema japonês, Yoji Yamada, distinguido com o prémio Berlinale Kamera, pelo conjunto da sua obra.

Ao longo de 11 dias, na Berlinale foram exibidos quase 400 filmes, e no domingo serão novamente exibidas todas as obras em competição, para o grande público.

(Postado por Vitor Hugo Soares, com informações do portal português TSF)

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos