fev
18
Postado em 18-02-2010
Arquivado em (Newsletter) por vitor em 18-02-2010 14:10

Dalai Lama:pacifista no centro do conflito

==================================================

Indiferentente às pressões do regime de Pequim, o presidente norte-americano Barack Obama decidiu manter o encontro com Dalai Lama, o líder espiritual do Tibet, que visita os Estados Unidos, o que pode agravar as relações de Washington com a China.O Lama chegou há pouco na casa Branca para o encontro.

O encontro com Dalai Lama foi agendado a primeira vez para Outubro do ano passado, mas em vésperas da primeira visita oficial do presidente dos EUA à China, acabou por ser cancelado de modo a evitar tensões entre as duas grandes potências.

Mas a pressão de Pequim mantém-se. Na semana passada, o governo chinês considerou esta iniciativa um ponto negro nas relações bilaterias.

Em nota diplomática exigiu a anulação imediata do encontro, acusando o líder dos tibetanos de separatismo e manifestando, ainda, que se opõe firmemente a esta visita e ao encontros que estão agendados.

Além do encontro com Barack Obama, Dalai Lama, que estará em Washingotn até esta sexta-feira, vai reunir-se também com a secretária de Estado Hillary Clinton. A administração norte-americana mantém os planos afirmando que desconhece a solicitação da diplomacia chinesa e reiterando a importância do encontro.

Ainda assim, a reunião será realizada de forma discreta, não haverá fotografias do chefe espiritual dos tibetanos com Barack Obama e ao contrário de todas as reuniões políticas esta não ocorrerá na Sala Oval, mas na Sala dos Mapas, da Casa Branca.

Ao presidente norte-americano, Dalai Lama vai pedir ajuda para encontrar uma solução para o problema tibetano, que seja benéfica tanto para o Tibete como para a China.O porta-voz do líder espiritual diz mesmo que este encontro enviará um forte sinal à China, para mostrar que é chegada a hora de resolver a questão do Tibete, apesar de Pequim continua a achar que não.

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos