fev
14
Postado em 14-02-2010
Arquivado em (Newsletter) por vitor em 14-02-2010 12:22

Daniela Mercury:”o canto desta cidade é meu”

=================================================

Os foliões no carnaval 2010 de Salvador, entre eles o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), líder das mais recentes pesquisas eleitorais para a sucessão de Lula na presidência da República, viram e participaram na noite deste sábado (13) do que de mais bonito, emocionante e inovador o carnaval de Salvador apresentou até este domingo: o desfile da cantora Daniela Mercury em cima de um trio eletrico com a orquestra erudita Neojibá, no circuito Barra-Ondina..

“Deslumbrante”, “alegre”, “inovador” . Foram estas as expressões mais utilizadas, inclusive pelo candidato tucano, que completou: “Já havia participado outras vezes do canarval de Salvador, mas fazia alguns anos que não vinha aqui. Vejo agora que ficou ainda melhor e mais bonito”, disse um sorridente Serra no camarote da “rainha do Axé”. Apesar do discurso de candidato, com a ressalva de que ainda não está “focado” em campanha, ele não falou mais que a pura verdade em relação à noite de ontem no mais elegante circuito do carnaval soteropolitano

A surpresa que empolgou igualmente a quem simplesmente assitia e aos foliões que brincavam no asfalto da avenida, aconteceu logo aos primeiros acordes da apresentação de Daniela, acompanhada de quase 40 músicos em cima do trio. “Só o meu trio cabe tanta gente em cima”, disse orgulhosa a cantora fantasiada de bailarina de caixa de música.

O desfile na avenida Oceânica, começou com uma belissima versão instrumental d do clássico chorinho Tico-Tico no Fubá, arranjado em mescla perfeita de instrumentos de cordas e metais com cuícas e pandeiros. A apresentação foi inspirada em elementos da natureza, Terra, Água e Ar. A cantora subiu no trio trajando um figurino desenhado pelo estilista Valdemar Iódice, pai de Alexandre Iódice e sogro de Adriane Galisteu.

CANTO DA CIDADE
Em seguida Daniela soltou a voz em Eu sou o Sol e foliões vibrara.. Mexeu ainda mais fortemente logo a seguir:. “Vocês já arrumaram um prisioneiro? Então arruma agora. Agarra quem está do lado” e cantou “Andarilho Encantado”.Delírio!

Antes da próxima música, a orquestra Neojibá – conduzida pelos maestros Ricardo Castro e Yuri Azevedo – executou parte de Assim falou Zaratustra, do compositor alemão Richard Strauss, tema conhecido por fazer parte da trilha sonora do filme 2001, Uma Odisseia no Espaço. A melodia emendou em batuque, e os músicos passaram a tocar axé.

Na execução das músicas instrumentais, Daniela Mercury dançava acompanhada de bailarinas, promovendo alguns malabarismos com o microfone. A cantora cantou o sucesso Nossa Gente (Avisa Lá)., em homenagem ao Olodum e tributo ao seu amigo pessoal Neguinho do Samba, compositor e arranjador do famoso bloco baiano, recentemente falecido em Salvador.

Mas a emoção explodiu mesmo na frente do camarote da estrela, quando Daniela Mercury cantou com orquestra erudita “A Banda”, de Chico Buarque de Holanda, e, em seguida, a música que a levou ao sucesso na Bahia, no País e no mundo: “O dono dessa cidade sou eu/ O canto dessa cidade é meu”.

Valeu, Daniela! E pode apostar que o grande momento deste carnaval tambéu é seu. Disparado!!!

(Vitor Hugo Soares, editor do Bahia em Pauta, com informações do portal Terra)

Be Sociable, Share!

Comentários

ISA on 14 Fevereiro, 2010 at 16:59 #

Bem se vê que é o mais preparado p/ assumir os destinos do País. Nas pequenas coisas o Serra mostra a sua sensibilidade. Torço por ele, aliás p/ a construção de uma Nação


Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos