jan
27

Hatoum, Verissimo e Cacá:apoio a João Ubaldo

=======================================================
BAHIA EM PAUTA INFORMA:


O manifesto em apoio ao romancista João Ubaldo Ribeiro, que fez um libelo contra a construção da Ponte Salvador-Itaparica sobre a Baía de Todos-os-Santos, ganhou o apoio nesta quarta-feira dos escritores Milton Hatoum e Sonia Coutinho, do cineasta Cacá Diegues, do músico Walter Queiroz Júnior e do artista plástico Sante Scaldaferri.

Os escritores Luis Fernando Verissimo e Hélio Pólvora reforçaram ontem o abaixo-assinado “Itaparica: ainda não é adeus”, que mobiliza intelectuais, artistas, jornalistas e ativistas baianos em protesto contra o projeto bilionário do governo da Bahia, cujo edital já foi anunciado pelo secretário de Planejamento, Walter Pinheiro (PT). “Sobre as águas calmas e azuladas de Yemanjá vai se erguer um monumento ao empreendedorismo desalmado?”, indaga o manifesto.

Segundo o jornal A Tarde, as empreiteiras OAS e Odebrecht fazem estudos para a obra defendida pelo governador Jaques Wagner (PT). Se for construída, a ponte terá uma extensão de 13 km, comprimento próximo ao da Rio-Niterói. “Sei em que conta me terão os que querem a ponte e não têm como dizer que só estão mesmo é a fim de grana, venha ela de onde vier e como vier”, escreveu João Ubaldo Ribeiro, na comovente crônica “Adeus, Itaparica”, publicada em A Tarde e na revista eletrônica Terra Magazine.

Compraram a batalha itaparicana os amigos e companheiros de “Geração Mapa” (liderada por Glauber Rocha): os poetas Fernando da Rocha Peres e Fred de Souza Castro, o advogado Antonio Guerra Lima e o pintor Ângelo Roberto.

“Conheço os argumentos farisaicos dos proponentes da ponte, ávidos sacerdotes de Mamon, autoungidos como empresários socialmente responsáveis”, atacou Ubaldo.”Eles se baseiam em premissas inaceitáveis, tais como uma visão imediatista, materialista e comprometida irrestritamente não só com o capital especulativo, que já está pondo as mangas de fora no Recôncavo, como aquele que investe aqui usando os mesmos padrões aplicados em Pago-Pago ou na Jamaica.” Ele também denuncia a degradação urbana da Ilha, que registra casos bárbaros de violência. Com a ponte, acredita, sua terra natal virará um subúrbio de Salvador.

Residente no Rio de Janeiro, João Ubaldo passa o verão em Itaparica, na mesma casa em que nasceu, na Rua do Canal, número um – herdada do avô materno, o historiador Ubaldo Osório. O romancista itaparicano levou a Ilha e seus habitantes às páginas de suas principais obras, como “Viva o povo brasileiro” e o recém-lançado “O albatroz azul”. ”
É bem possível que a ponte seja mesmo construída, mas, pelo menos, não traio meu velho avô”, disse o escritor e cronista de “O Globo” e do “Estado de S. Paulo”. Com o apoio de Hatoum e Verissimo, três dos maiores autores brasileiros se engajam na defesa da Baía de Todos-os-Santos e do paraíso ecológico baiano.

O manifesto pode ser lido e assinado neste link: http://www.gopetition.com/online/33669.html

Be Sociable, Share!

Comentários

inez pitta on 27 Janeiro, 2010 at 23:04 #

Apoio total e irrestrito. Na minha infancia tambem varaneava em Itaparica e acompanhava meu avô pela praia bem cedinho para banhar as pernas com a “lama preta” da praia e a noitinha íamos passeando buscar agua fresca da bica… Esta é a saudosa lembranca que tenho da bela Ilha de Itaparica.


Rodrigo Oliveira on 28 Janeiro, 2010 at 8:19 #

Eu também veraneava na ilha quando criança, era meu paraíso, porém temos que ter consciência da realidade na qual a ilha vive hoje: completa falta de infraestrutura, segurança etc. Então a ponte sendo construída e o desenvolvimento urbano regulamentado para preservar o patrimonio historico e os seus habitantes nativos, a ilha e o povo baiano só tem a ganhar.


Fred Matos on 31 Janeiro, 2010 at 9:57 #

Não consigo acessar a petição com o link publicado.


Regina on 31 Janeiro, 2010 at 15:16 #

Entre no endereco geral:
http://www.gopetition.com
Depois acrescente o numero da peticao:
33669 no lugar indicado.
Espero que consigas.


Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • Janeiro 2010
    S T Q Q S S D
    « dez   fev »
     123
    45678910
    11121314151617
    18192021222324
    25262728293031