jan
20
Postado em 20-01-2010
Arquivado em (Artigos) por vitor em 20-01-2010 09:45

Obama:derrotado em bastião democrata

=====================================================

ROSANE SANTANA

(Boston-EUA) -Tradicional reduto democrata, o pequeno estado de Massachusetts, na costa leste dos Estados Unidos, surpreendeu o país, nesta terça-feira, 19, ao eleger o republicano Scott P. Brown, para a vaga deixada pelo senador Eduardo Kennedy, morto no último verão, vítima de câncer, que ocupava a cadeira há 46 anos. Um revés para o presidente Barack Obama, que exatamente hoje completa um ano de governo e perde, assim, a força para aprovar, de maneira automática, suas propostas no Senado, apesar da maioria largamente democrata naquela Casa.

Com uma população de 6,5 milhões de habitantes, Massachusetts possui um total de 4,1 milhões de eleitores registrados, numa proporção de 3 democratas para cada 1 republicano, embora a maioria de 51% seja independente, não pertencendo a nenhum partido. Este contigente foi decisivo para a vitória republicana e deu uma demonstração inequívoca da insatisfação com os rumos do governo de Barack Obama, especialmente no que diz respeito à reforma na saúde, que está longe de ser unanimidade nos Estados Unidos, o alto índice de desemprego e o crescente aumento dos gastos públicos (incluindo as guerras no Oriente Médio), segundo analistas da política americana.

Scott P. Brown representa o 41º voto republicano no Senado e deve criar obstáculos à aprovação das mudanças no sistema de saúde, ainda pendente de votação naquela Casa, sendo também um sinal nada animador para que Barack Obama ponha em marcha, como prometeu, a votação da reforma imigratória, este ano, entre outras iniciativas importantes para seu governo. Daí porque a Casa Branca acompanhou com preocupação o desenrolar das eleições em Massachusetts, cujos sinais da derrota evidenciaram-se logo após apurados 51% das urnas, quando o republicano Scott P. Brown já apresentava significativa dianteira sobre a candidata democrata Martha Coakley.

A derrota em Massachusetts é emblemática não somente por representar um reduto democrata, em especial da família Kennedy, por quase meio século.

Mas, por ser um estado altamente desenvolvido, industrializado e politizado, concentrando na região metropolitana de Boston, sua capital, mais de uma centena de universidades – as melhores e mais cobiçadas do mundo – e a nata da intelectualidade americana. Um sinal, portanto, de que Barack Obama, que apareceu em vídeo ao lado da candidata, durante a campanha, está perdendo a batalha junto a opinião pública de seu país.
=======================================================
Rosane Santana, jornalista, mestre em História pela UFBA, mora em Boston(EUA) e estuda em Harvard.

Be Sociable, Share!

Comentários

Regina on 21 Janeiro, 2010 at 0:13 #

“If the Democrats run for cover, if we become pale carbon copies of the opposition, we will lose, and deserve to lose.” -Ted Kennedy

“Se os Democratas se escondem, se se transformam em mera copia da oposicao, perderemos, e merecemos perder.”- Ted Kennedy.


Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • Janeiro 2010
    S T Q Q S S D
    « dez   fev »
     123
    45678910
    11121314151617
    18192021222324
    25262728293031