jan
18
Postado em 18-01-2010
Arquivado em (Newsletter) por vitor em 18-01-2010 21:05


====================================================

O anúncio da Google, divulgado na semana passada, dando conta de um “altamente sofisticado e orientado” ataque cibernético na China para acessar as contas do Gmail de dissidentes chineses resultaram, na verdade, em roubo de propriedade intelectual da companhia, uma das mais inovadoras do mundo, segundo especialistas em espionagem industrial. A informação foi divulgada hoje pela National Public Radio, dos Estados Unidos.

Alguns especialistas, de acordo com NPR, asseguram que esta é a verdadeira razão na intenção manifestada pela Google de deixar aquele país e que outras empresas têm sido vítimas dessa tentativa chinesa de transferir tecnologia sem pagar por isso.

“Para o Google ter tomado uma decisão nesse sentido ,voltando as costas para a economia que mais cresce no mundo, tinha que ter sido mais do que contas de e-mail de um grupo de dissidenteas”, disse James Mulvenon da consultoria Grupo de Defesa, conforme divulgou a NPR.

Mulvenon e outros vêem o ataque cibernético no Google e em mais de 30 outras empresas no contexto da determinação da China para apanhar e passar seus rivais ocidentais, economicamente e militarmente. Progressos nesta área, porém, são limitados pelo caráter autoritário da China, com um ambiente jurídico e econômico que nem sempre é propício à criatividade. É difícil imaginar uma empresa como a Google ou a Microsoft ou a Apple, a partir da China.

Sem incentivos e recursos suficientes para desenvolver a sua tecnologia de ponta, o chinês pode ser tentado simplesmente a adquirir planos e idéias das empresas estrangeiras que já o fizeram.”As companhias multinacionais tem encontrando cada vez mais dificuldade en fazer negócios na China, diante de um governo que é tão sistematicamente tentado a transferência de inovação para a China, aparentemente usando cada ferramenta à sua disposição para fazer isso”, diz Mulvenon .

Rosane Santana, jornalista, mora em Boston (EUA) e estuda em Harvard

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • Janeiro 2010
    S T Q Q S S D
    « dez   fev »
     123
    45678910
    11121314151617
    18192021222324
    25262728293031