jan
18
Postado em 18-01-2010
Arquivado em (Newsletter) por vitor em 18-01-2010 11:35

Cabul sob fogo talibã. Imag.PÚBLICO

====================================================
CABUL – É a zona mais segura da cidade mais segura do Afeganistão. Mas o hotel de cinco estrelas Serena está em chamas. Alguns edifícios governamentais também. O Presidente Hamid Karzai , no entanto, garantiu que o ataque taliban desta manhã já foi repelido.A informação é do jornal PÚBLICO, de Portugal, em sua edição on-line.

Segundo o jornal português, os talibans tomaram pelo menos um edifício, junto a um ministério, e há combates nas áreas em redor do Serena, do Palácio Presidencial, do Banco Central e do Ministério da Justiça.Houve explosões em áreas diferentes da cidade.

As informações saídas de Cabul coincidem em que este foi um ataque coordenado, que incluiu unidades de homens armados e, segundo os próprios “estudantes de teologia”, 20 homens-bombas suicidas.

Público assinal que pelo menos cinco pessoas morreram e 38 ficaram feridas, além de quatro homens-bombas mortos. “Há civis e membros das forças de segurança entre os mortos. A maioria dos feridos são civis”, disse o chefe dos serviços hospitalares do Ministério da Saúde, Sayed Kabir Amiri. “Uma criança e um soldado foram mortos”, acrescentou o porta-voz do Ministério da Defesa, Mohammad Zahir Azizi, à televisão privada afegã Tolo.

O porta-voz do Ministério do Interior, Zemaray Bashary, disse à Al-Al-Jazira que “quatro suicidas foram mortos”.O objectivo não seria tomar Cabul, mas demonstrar que os taliban podem atacar onde querem e desacreditar por completo qualquer autoridade, dez dias antes de Hamid Karzai viajar até Londres para uma conferência sobre o futuro do seu país e da ajuda internacional.

Um comunicado taliban diz que a ofensiva visava especificamente atacar os edifícios governamentais e o hotel Serena. Pelo meio, segundo Público, foram atacados centros comerciais nas vizinhanças destes alvos. As televisões afegãs mostraram um centro comercial em chamas.

A Al-Jazira exibiu imagens da Tolo que mostraram várias nuvens de fumo negro sobre a cidade e as chamas que saem do imponente hotel Serena, símbolo do investimento estrangeiro dos últimos anos no Afeganistão. Também houve uma explosão na área do cinema Pamir.

O ar está saturado, adianta a agência de notícias AFP, e as ruas de Cabul estão bloqueadas pelas forças de polícia no centro da capital.

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • Janeiro 2010
    S T Q Q S S D
    « dez   fev »
     123
    45678910
    11121314151617
    18192021222324
    25262728293031