jan
07
Postado em 07-01-2010
Arquivado em (Artigos, Eventuais) por vitor em 07-01-2010 09:12


==============================================
ARTIGO / PERFIL

RESERVA MORAL DA BAHIA

Consuelo Pondé de Sena

Com lucidez e descortino, o Acadêmico e homem de cultura, Joaci Góes, teve a feliz idéia de, no seu espaço de quinta feira, dia 17 de dezembro de 2009, lembrar o nome do Ex-Governador da Bahia, Dr. Waldir Pires, para, nas próximas eleições de 2010, disputar uma cadeira no Senado da República, como representante da Bahia naquela Casa Legislativa. Refere ainda que, na formação da chapa majoritária do PT, encabeçada pelo governador Jaques Wagner, pouco tem sido lembrado o nome do ilustre homem público.

Fez bem Joaci em assumir essa iniciativa e fazer a prudente sugestão. É a voz de um homem experiente e talentoso a defender a candidatura de um político decente, de moral irretocável, preparado para exercer a função para a qual está sendo lembrado. Com efeito, Waldir Pires tem perfil de parlamentar preparado para essa missão.

Trata-se de um cidadão culto, educado, discreto, enfim, uma pessoa de trânsito fácil na sociedade civil, onde tem admiradores e adversários, como todo homem que faz da política a sua vida e preza a honradez da sua figura pública.

Pessoa alguma, porém, mesmo que dele divirja, pode apontar-lhe conduta amoral, um procedimento indecente, ou um pronunciamento inconveniente. Não gosta de fazer “alarde” dos seus atos, muito menos de proceder levianamente. É comedido nas suas ações. Talvez seja excessivamente sonhador.

Muitos fazem restrições à sua função de administrador, apontando equívocos cometidos na gestão como Governador da Bahia. Mesmo assim, confere-lhe a virtude de exercer a Democracia a qualquer preço. Talvez tenha cometido o grave pecado de confiar, cegamente, nos seus auxiliares. Também de ter escolhido, para os cargos importantes do governo, pessoas há muito tempo afastadas da Bahia e dos assuntos baianos. Cercou-se de partidários e de membros dos partidos que o apoiaram. Alguns deles, incompetentes e “aduladores” nunca trabalharam a seu favor. Muito ao contrário, incompatibilizaram-no com grande parte do povo que o elegeu numa campanha sem precedentes em nossa história. Esses tais auxiliares, pessoas desarticuladas com a realidade baiana, angariaram-lhe desafetos e o afastaram de amigos tradicionais. Pena que, em nome da conveniência, não seja prudente declinar os nomes de determinados “fanfarrões”. Mas, que tenho vontade de fazê-lo, isso tenho. Até hoje tenho todos eles atravessados na garganta. Tive a honra de servir ao seu governo e de ter sido por ele convocada para exercer uma função no meu Estado. Foi aquela a única vez em que estive colaborando diretamente com o Governo baiano.

Em nome da verdade e da justiça, dentre os nomes até agora lembrados para o Senado, pelo PT baiano, inexiste um que se lhe compare na trajetória coerente, digna e respeitável.
Não se sabe, nem se saberá em tempo algum, que Waldir Pires participa de “esquemas” fraudulentos, de “operações indignas”, de expedientes vergonhosos.

É um homem de bem a toda prova, incapaz de transigir com a indignidade e a malandragem, digno representante da linhagem familiar de um varão diligente, honrado e competente como foi o Dr. Bernardino José de Souza. Tomei conhecimento dessa gênese graças ao excelente trabalho do Dr. Francisco Lins, membro da mesma estirpe.

Consuelo Pondé de Sena é Presidente do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia e membro da Academia de Letras da Bahia. consueloponde@terra.com.br

Be Sociable, Share!

Comentários

Mariana Soares on 7 Janeiro, 2010 at 10:52 #

Waldir Pires para o Senado é uma escolha que honra a Bahia e os baianos.


Olivia on 7 Janeiro, 2010 at 13:31 #

Minha chapa para as duas vagas ao senado, pela Bahia, é formada por Waldir e Lídice. Se vão disponibilizar a legenda para eles é outra (e nebulosa) história.


rosane santana on 7 Janeiro, 2010 at 18:29 #

Parabéns, professora Consuelo, belo belo e corajoso artigo! Assinaria em baixo.


rosane santana on 7 Janeiro, 2010 at 18:43 #

OBS: no comentário acima, não está óbvio, o embaixo é junto, mas acabou separado pelas entrelinhas, dando a impressão de grafia errada.


Chico on 7 Janeiro, 2010 at 19:15 #

Espero que Dr. Waldir não caia neste canto da sereia. Isso é uma fria. Deixa o Dr. viver em paz.


rosane santana on 7 Janeiro, 2010 at 22:12 #

Chico, amigo querido, você é um mestre da política, não tenho dúvida, além de um dos mais bem informados jornalistas brasileiros, sem falar na figura humana que sempre me surpreende pela generosidade, mas será que, neste caso, você está com a razão?


Roberto on 16 Janeiro, 2010 at 7:56 #

E os puxa-sacos censuraram os comentários…
Mas o povo da Bahia não esquece…


Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • Janeiro 2010
    S T Q Q S S D
    « dez   fev »
     123
    45678910
    11121314151617
    18192021222324
    25262728293031