dez
30
Postado em 30-12-2009
Arquivado em (Newsletter) por vitor em 30-12-2009 22:00

Da pernambucana Glauvânia Jansen, que mora em Salvador há décadas e comanda a Caminhada da Lua todo mês na bela Itapuã, bem pertinho de sua casa, o editor do Bahia em Pauta recebeu a notícia sobre a reinauguração em Recife – paixão comum – do tradicional Cinema São Luiz. Realização com forte investimento cultural do governo de Pernambuco, que tem como secretário de Cultura ninguém menos que o grande Ariano Suassuna.

Maravilha!

A querida Glau, amiga e incentivadora do BP, diz no e-mail:”Estou feliz com a inauguração do CINEMA S. LUIZ. Agora é só fazer uma boa programação, acho que deve oferecer
três títulos de longa por dia, durante uma semana.
Precisa de um excelente programador.

Taí a sugestão de Glauvânia. Cumpra-se.

(Vitor Hugo Soares)

===================================================== São Luiz: encanto de volta

Priscilla Buhr (Imprensa Fundarpe)

Impossível conter a curiosidade de quem passava pela Rua da Aurora na noite de segunda-feira (28), na área central do Recife. O letreiro dourado iluminado na fachada do Edifício Duarte Coelho chamava atenção e já anunciava um dos mais esperados eventos culturais do ano: a reabertura do Cinema São Luiz. Já na fila de entrada, era possível ver políticos, poetas, cineastas, artistas plásticos, músicos. Todos para assistir de novo, na telona, o Baile Perfumado, longa-metragem de Lírio Ferreira e Paulo Caldas, que alavancou a produção audiovisual pernambucana na década passada e que estreou no São Luiz em 1997.

Os cicerones da festa – o governador de Pernambuco, Eduardo Campos; o secretário de Cultura do Estado, Ariano Suassuna; e a presidente da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Luciana Azevedo – fizeram questão de receber os convidados na porta do cinema. Lá dentro, o público se acomodava nas novas poltronas que ao todo somam 992 lugares.

Logo no hall de entrada, quem chegava era recepcionado por garçons que estavam vestidos de baleiros e que distribuíram caramelos, doces e chocolates. A tradicional carrocinha de pipoca também fez recordar os tempos áureos do São Luiz.

Já na sala de exibição, tudo como novo. “A impressão é de estar voltando no tempo”, disse a aposentada Albertina Xavier do Monte, 83 anos, assídua freqüentadora do local. Ao todo, o Governo de Pernambuco investiu R$ 1,2 milhão para trazer o São Luiz de volta, com todas as suas características originais tais quais na sua inauguração em 1952. “Todos os serviços de restauração foram acompanhados por técnicos da Diretoria de Preservação da Fundarpe fiscalizaram as obras, a fim de que fossem respeitadas as características do imóvel tombado”, afirmou a presidente da Fundarpe, Luciana Azevedo.

O mestre de cerimônias do evento foi o ator Aramis Trindade, que interpreta o tenente Lindalvo Rosas no Baile, e que passou a palavra ao secretário Ariano Suassuna. “Eu me orgulho de participar de um governo que coloca a cultura brasileira no rol de prioridades”, afirmou o autor d’O Auto da Compadecida. Em seguida, Eduardo Campos falou sobre o bom momento por que passa o audiovisual em Pernambuco, sobretudo, devido a investimentos maciços na área de formação, difusão e circulação da produção local. E finalizou agradecendo a Ariano e Luciana, que estão à frente da cultura no Estado.

“Eles resistiram e resistem a tantas ondas que nos são impostas. Eles acreditam na essência das nossas manifestações e na riqueza do nosso povo”, afirmou.

Be Sociable, Share!

Comentários

Ângela Barreto on 7 Janeiro, 2010 at 7:32 #

Parabenizo o Governo do Estado, através do nosso Secretário Ariano Suassuna, pela grandeza do trabalho realizado, devolvendo ao público recifense o cinema São Luiz, no dia 28 de dezembro de 2009, inteiramente recuperado, num arrojado projeto de arquitetura, fiel, mas ainda mais bonito do que foi no passado.
Vamos agora esperar pela programação dos filmes. Que venham os filmes de arte!!!
Ângela Barreto


Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • dezembro 2009
    S T Q Q S S D
    « nov   jan »
     123456
    78910111213
    14151617181920
    21222324252627
    28293031