dez
27
Postado em 27-12-2009
Arquivado em (Artigos, Ivan) por vitor em 27-12-2009 14:04

Deu na coluna

Em sua coluna na Tribuna da Bahia (para sábado e domingo) o jornalista político Ivan de Carvalho, revela que antes de começar a escrever, esteve lendo o noticiário político deste Natal e não se sentiu estimulado a uma análise, nem mesmo da pesquisa Datafolha que avalia o desempenho de 10 governadores, entre ele Jaques Wagner, da Bahia, que subiu um degrau da escada em razão do tombo do governador do escândalo do Panetone,Jose Roberto Arruda, do Distrito Federal.
===============================================
O elo perdido
Ardi

Mas Ivan não é desses de desistir facilmente em seu ofício de jornalista curioso e polivalente. Assim, na leitura de artigo da categorizada revista Sciece, ele encontrou o assunto de seu surpreendete artigo, que Bahia em Pauta reproduz neste domingo.
(VHS)

==============================================
OPINIÃO POLÍTICA

O ELO PERDIDO

Ivan de carvalho

Antes de começar a escrever, estive lendo o noticiário político deste Natal e não fiquei estimulado a uma análise. Segundo a pesquisa Datafolha, que buscou saber a avaliação de dez governadores, o governador da Bahia, Jaques Wagner, subiu uma posição, aumentando um décimo de ponto em sua nota (as notas variam de zero a dez). A modesta escalada de Wagner na lista (não seu décimo de ponto, claro) deveu-se à queda brusca do governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, provocado pelas assombrações da Operação Caixa de Pandora. O fato não me pareceu relevante.
Li também que o presidente Lula está atenazado com as dificuldades para montar um palanque forte para a candidata do PT a presidente, Dilma Rousseff. Lula acha que o homem para isto é o senador Aloísio Mercadante, já que o PT se mostra alérgico à hipótese da candidatura a governador de São Paulo de Ciro Gomes, do PSB. Exatamente porque Ciro (que prefere disputar a presidência da República, o que Lula não deseja) não é do PT. E o PT tem alergia ao que não é do PT.
Acontece que o candidato a governador preferido por Lula, Mercadante, não quer correr o enorme risco da eleição para governador e ficar sem mandato. Por isto, prefere o risco menor, de tentar a reeleição para o Senado, com duas vagas em jogo. A única observação séria que se pode fazer ante essa situação de Mercadante é lembrar que o líder do PT no Senado é aquele do renuncio, e renuncio mesmo, mas não renuncio mais porque Lula pediu. Quem sabe, Lula faz uma nova carta ao senador e ele aceita disputar o governo? Coisa para 2010, que ainda não chegou.
Enquanto não chega, vamos ficar com 2009. Ou, se quiserem, com a macaca. É que em seu balanço do ano que finda, a revista Science considerou como o evento científico mais importante do ano a apresentação do esqueleto (remontado em trabalho de mais de uma década) de uma fêmea de Ardipithecus ramidus, Ardi para os íntimos. Ardi, de 1,20 metro, viveu há 4,4 milhões de anos e é, no momento, considerada pela ciência o ancestral mais antigo da espécie humana, desqualificando dessa honrosa posição Lucy, um fóssil de Australophitecus aferensis, um milhão de anos mais jovem.
Os pesquisadores da Universidade da Califórnia, em Berkeley, mostraram (segundo a Science) que os hominídeos da época de Ardi tinham pouco a ver com os chimpanzés, já apresentando anatomia e hábitos bem distintos.
Aí, sim, há uma questão a ser levantada seriamente. Por enquanto, ninguém pode garantir que Ardi foi um ancestral da espécie humana e não apenas um exemplar de um ramo da macacada, bem diferenciado dos chimpanzés, mas que – claro que não se trata de uma certeza, mas de uma hipótese que não dá para descartar – teve sua evolução truncada por um evento qualquer, o que impossibilitaria sua proclamada condição de ser o mais antigo ancestral do homem até aqui conhecido. Mesma hipótese que vale para Lucy. O que manteria perdido o Elo Perdido.

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • dezembro 2009
    S T Q Q S S D
    « nov   jan »
     123456
    78910111213
    14151617181920
    21222324252627
    28293031