dez
19
Postado em 19-12-2009
Arquivado em (Newsletter) por vitor em 19-12-2009 11:08

Gilman: sem perdão para corruptos
gilman
=====================================================

Deu na Carta Capital

Na edição com a data de 16 de dezembro a revista Carta Capital traz uma dessas entrevista de encher as medidas ao tocar em um dos pontos cruciais do Brasil e boa parte do mundo de hoje: a corrupção e o combate a esta praga que infelicita povos e países. A entrevista, publicada com o título “Como lidar com crocodilos”, é com Stuart Gilman, chefe da iniciativa anticorrupção da ONU e do Banco Mundial, que esteve recentemente no Brasil.

Para Gilman, corruptos não merecem segunda chance. Na conversa com a repórter Cynara Menezes, ele destaca o papel exemplar no combate à corrupção desempenhado atualmente mo país (com repercussão já em muitas partes do mundo) pelo ministro chefe da Cotroladoria Geral da União, Jorge Hage Sobrinho. Bahia em Pauta reproduz a seguir alguns trechos da entrevista e recomenda a leitura completa em Carta Capital.

Em tempo: O jornalista Alberto Dines, em comentário no seu portal Observatório da Imprensa, considerou o título dado pela CC ao publicar a entrevista, “uma injustiça com os crocodilos”. Pode ser, mas que é um grande título para uma bela entrevista não tem dúvida.
Confira

( Vitor Hugo Soares)

==================================================================

A população de Brasília errou ao dar uma segunda chance a José Roberto Arruda, após o episódio em que o agora governador, à época senador, violou o painel de votação do Senado. A opinião é do americano Stuart Gilman, chefe da iniciativa anticorrupção da ONU e do Banco Mundial. “Em todos os países em que pessoas nessas circunstâncias foram reeleitas, falharam. Ou foram corruptos novamente ou não souberam controlar a corrupção de subordinados”, afirma Gilman. O norte-americano esteve no Brasil para participar do Dia Mundial Anticorrupção, na quarta-feira 9.

CartaCapital: O senhor atua no combate à corrupção há três décadas. Parece uma tarefa de Sísifo…
Stuart Gilman: E é. Mas não tenho problema em empurrar a rocha, porque sei que ela está se movendo. Estamos agora perto do topo da montanha, pois há muitos outros ombros a meu lado, o time está crescendo. E realmente vejo as diferenças. Penso no Brasil há 30 anos e é um país muito diferente hoje. Para ser bem honesto, 25 anos atrás, quando eu vinha aqui, ninguém estava interessado. Atualmente, coisas impressionantes têm sido feitas na luta anticorrupção. O ministro Jorge Hage Sobrinho é um líder global, seu trabalho na CGU (Controladoria Geral da União) é reconhecido mundialmente. O portal da transparência, onde os cidadãos podem ver onde o dinheiro público supostamente deve ser gasto, foi uma excelente idéia que se tornou um modelo para outros países. O Brasil está fazendo um grande trabalho, de verdade. E é também verdade que ainda há muito por fazer.

CC: O Brasil está mais corrupto ou se descobre mais?
SG: Descobre-se mais. As pessoas estão chateadas com essa história de em Brasília, mas o que é realmente grande sobre ela é como veio à tona, com a polícia descobrindo tudo. No passado só os jornalistas, se eram muito sortudos, descobriam algo assim. Agora é o governo quem está jogando um papel ativo em revelar a corrupção. A boa notícia é que não é só no Brasil, é um movimento global. E é apenas o quarto ano de celebração do dia mundial anticorrupção. Um outro aspecto desta luta ao qual não se presta atenção é construir integridade.

Be Sociable, Share!

Comentários

Olivia on 19 dezembro, 2009 at 20:46 #

Na cadeia, por enquanto, só preto e pobre.


marina on 20 dezembro, 2009 at 10:44 #

o mino não é dono do observatório da imprensa, você confundiu com o alberto dines, não?


vitor on 20 dezembro, 2009 at 11:31 #

OK. Marina, você está certissima. BP pede desculpas pelo lapso, já corrigido, e aradece sua leitura atenta.Bom Natal


Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • dezembro 2009
    S T Q Q S S D
    « nov   jan »
     123456
    78910111213
    14151617181920
    21222324252627
    28293031