dez
18
Postado em 18-12-2009
Arquivado em (Newsletter) por vitor em 18-12-2009 13:52

Lula: desilusão em Copenhague/imgMSN
lulacop
==================================================
Nesta sexta-feira de até aqui melacólica despedida da cúpula do meio ambiente em Copenhaga, o presidente brasileiro, Lula Inácio Lula da Silva, defendeu que «para existir um mau acordo, mais vale não haver acordo». Consciente das dificuldades em ultrapassar o impasse na capital dinamarquesa, Lula pede um «milagre», informa o portal português TSE.

O jornalista José Milheiro,enviado especial de TSE Radio Notícias à confer~encia do clima resume as idéias básicas de Lula, que diz estar desiludido com a COP-15 e acrescenta que não é com meias palavras que se resolvem os problemas levantados pelo aquecimento global.

«Adoraria sair daqui com o documento mais perfeito do mundo assinado, mas se até agora não conseguimos fazer esse acordo não sei se algum anjo ou algum sábio descerá a este plenário para colocar na nossa cabeça a inteligência que nos faltou até agora», afirmou.

Lula da Silva adiantou, por outro lado, que o Brasil, considerado um país em desenvolvimento, está disposto a contribuir para o envelope de ajudas financeiras aos países mais pobres.

«Se for necessário fazer um sacrifício a mais, o Brasil está disposto a colocar dinheiro para ajudar os outros países», revelou o presidente brasileiro.

CHINA E ESTADOS UNIDOS

A China, bastante visada pelos outro paises, por não deixar que as metas de redução de gases de efeito de estufa sejam controladas por organismos internacionais, disse pela voz do primeiro ministro que Pequim vai cumprir e até superar aquilo que levou a Copenhague..

Já Barack Obama sublinhou apenas que não se pode adiar mais uma negociação e apresentou aquilo que todos já conheciam, uma ajuda internacional, quanto baste e com condições, e reduções internas muito limitadas a um tecto de quatro por centro em relação aos valores de 1990.

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • dezembro 2009
    S T Q Q S S D
    « nov   jan »
     123456
    78910111213
    14151617181920
    21222324252627
    28293031