O Vaticano acaba de anunciar que o papa Bento XVI aceitou a demissão do bispo irlandês de Limerick (oeste), Donal Murray, acusado pelo relatório Murphy de ter reagido de modo “indesculpável” ao esconder informações sobre crianças vÃtimas de abusos sexuais de padres.
Segundo a agência de notÃcias Lusa, o relatório Murphy, divulgado no final de Novembro após três anos de investigações, revelou como a Igreja Católica da Irlanda tinha encoberto abusos sexuais de padres da região de Dublin contra centenas de crianças durante vários decénios.
A 11 de Dezembro, o papa apresentou desculpas pelos abusos sexuais sobre crianças realizados por membros do clero, qualificando de “crimes abomináveis” os atos dos padres irlandeses pedófilos encobertos pela sua hierarquia. Bento XVI fez aquelas declarações depois de ter recebido no Vaticano o primaz da Igreja irlandesa o cardeal Sean Brady, na sequência da publicação daquele relatório.
A notÃcia da Lusa assinala que o boletim do Vaticano que anuncia a demissão não dá qualquer informação sobre as razões da mesma.