dez
17
Postado em 17-12-2009
Arquivado em (Artigos, Claudio) por vitor em 17-12-2009 09:38

Simone e Paris: perfeita combinação
Simone
==================================================
Paris sob a neve de dezembro/ img.Arquivo
neve

================================================
De férias mais que merecidas da redação da revista digital Terra Magazine, em São Paulo, onde trabalha ao lado de Bob Fernandes, o jornalista Claudio Leal passeia por Paris nestes dias de Dezembro do intenso inverno francês – mais intenso ainda para um baiano de Itapagipe.

Na França ou em qualquer lugar onde esteja, porém, Claudio carrega com ele elementos essenciais de sua personalidade e de sua profissão: atitudes gentis, conhecimento e cultura sempre supreendentes (pela idade) e faro jornalístico afinado para o que acontece em sua volta.

Tudo isso está presente no texto da mensagem que ele mandou da capital francesa para o editor deste site-blog. Pedi permissão para compartilhar a mensagem do querido amigo e brilhante colega com os leitores do Bahia em Pauta. Um presente de fim de ano. Confira.
(Vitor Hugo Soares)

====================================================

MENSAGEM DE PARIS

Rosas vermelhas para Simone

Vitor,

Minhas devidas licenÇas, pois você não pediu nem nada, mas eu deixei uma rosa em seu nome (e com seu nome) para Simone de Beauvoir, em Montparnasse.

Rosa vermelha, para contrastar com a Paris cinza e azul deste insano dezembro, quando Sarkozy impõe um debate fascista sobre a “identidade nacional” – num artigo mediocre no Le Monde – e a intelectualidade francesa pouco reage a essa ofensiva.

Certamente Simone, ou seu marido – que nada reclamou da rosa do brasileiro -, podera inspirar os imigrantes (antropólogos, religiosos, professores) que se opõem ao debate da direita enragé, muitos deles ouvidos pelo velho Libération.

Deixei a flor com a seguinte inscrição: “De Vitor Hugo Soares para Simone de Beauvoir”. Nada mais escrevi. Mas tirei uma foto que pretendo entregar-lhe no meu retorno ao Brasil.

Claudio

=======================================================
EM TEMPO: Na manhã desta quinta-feira chegou outra mensagem de Claudio, com a autorização para publicar o texto , acompanhada da notícia:
“Esta nevando em Paris hoje. Transtorno para veiculos, lojistas e pedestres. Mas a cidade fica mais bonita com um manto branco”.

Grande Claudio! Bahia em Pauta agradece poder começar o dia assim. Boas férias. (VHS).

Be Sociable, Share!

Comentários

Cida Torneros on 17 dezembro, 2009 at 11:10 #

Eu, comovida…nossaaaaa…que linda homenagem á grande Simone, autora de um dos meus livros de cabeceira…o segundo sexo…mulher de idéias e vida incomparáveis… parabéns Claudio e boas férias…au revoir…bisous
Cida Torneros


rosane santana on 17 dezembro, 2009 at 11:12 #

Pura beleza, elegância e delicadeza de espírito!


Mariana Soares on 17 dezembro, 2009 at 11:44 #

Claudinho, Vitor Hugo e Simone de Beauvoir – só pena de ouro nesta manhã de dezembro…Quanta poesia neste encontro, só mesmo Paris para sediá-lo e imortalizá-lo! Bosa férias, Claudinho!


vitor on 17 dezembro, 2009 at 11:47 #

Apareceu a Aparecida, que bom! Mais um milagre de Paris e de Claudio Leal. Bahia em Pauta está com saudades. Por que parou? Parou por que?


Olivia on 17 dezembro, 2009 at 13:28 #

Que beleza de mensagem e de atitude, só a sensibilidade do nosso Claudinho. Aproveito para contar um segredo. Estava caminhando, recentimente, pelas ruas do Leblon, no Rio Maravilhoso de Janeiro, quando me deparei com um prédio na Rua Dias Ferreira. Na entrada, uma placa vistosa com os seguintes dizeres: Aqui morou Apolônio de Carvalho, combatente das liberdades. Não contive a emoção, dei meia volta e fui procurar uma rosa vermelha para homenagear este homem que lutou bravamente pelas liberdades – no Brasil, na França e na Espanha. Deixei a rosa vermelha no portão do prédio e agora divido com vocês o tamanho da minha emoção e do meu carinho por esta cidade, que tem atitude.


Regina on 17 dezembro, 2009 at 15:47 #

Amanheci com o pe direito. Como sempre, abro o bahiaempauta para saber das novidades e me deparo com essa rara e magnifica expressão de sensibilidade de um cavalheiro para outro, com o inverno de Paris como cenario. Não sei se vcs sabem, mas Simone de Beauvoir, alem de Margarida, sua mulher e amor pra valer, eh um grande amor de Vitor, que, por ser platonico, eterno.
A homenagem a grande escritora francesa e ao nosso grande escrivão brasileiro traduzida em uma flor vermelha, símbolo do amor, EH DEMAIS!!!!!!!!!!!!!!


Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • dezembro 2009
    S T Q Q S S D
    « nov   jan »
     123456
    78910111213
    14151617181920
    21222324252627
    28293031