Hage, da CGU:  jogo duro com corruptos
jorhage

====================================================
Deu no Terra Magazine

Quem tentar meter a mão nos recursos públicos relativos à Copa do Mundo 2014 e aos Jogos Olímpicos 2016 vai se dar mal. O aviso é do ministro-chefe da Controladoria Geral da União (CGU), Jorge Hage, em entrevista exclusiva à revista eletrônica Terra Magazine, postada na tarde desta terça-feira, 16.

Hage conversa com o repórter Bob Fernandes, editor-chefe da TM, sobre a publicação hoje no DOU dos decretos assinados pelo presidente Lula que determinam a divulgação no Portal da Transparência de todos os gastos de dinheiro público relativos à Copa e à Olímpíadas no Brasil.. “Quem quiser meter a mão nos recursos será flagrado”, alerta Jorge Hage Sobrinho ministro-chefe da Controladoria Geral da União (CGU),que abriga o Portal.

Em algun momentos da conversa com Bob, o ministro Hage joga duro. Relembra a época em que, prefeito de Salvador, era chamado de “becão da Pituba”, por sua palavras firmes e atitudes corajosas que faziam pensar duas vezes os fraudadores das leis e corruptos de plantão.

Bahia em Pauta reproduz a entrevista do ministro da CGU na TM. Confira.

( Vitor Hugo Soares) ===============================================
BOB FERNANDES

Foram publicados nesta quarta-feira, 16, decretos assinados pelo presidente Lula que determinam a divulgação no Portal da Transparência de todos os gastos de dinheiro público relativos à Copa do Mundo de 2014 e aos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. “Quem quiser meter a mão nos recursos será flagrado”, alerta Jorge Hage Sobrinho ministro-chefe da Controladoria Geral da União (CGU),que abriga o Portal.

A Controladoria existe há oito anos. No Portal da Transparência está à disposição de quem assim o desejar o destino de cada centavo dos R$ 6 trilhões de dinheiro público gasto pelo governo federal ou repassado para os governos municipais e estaduais desde 2004.

A sugestão foi feita por Hage ao presidente Lula que, segundo palavras do ministro, “topou na hora”. O decreto prevê que a CGU vai reunir e expor no Portal da Transparência (www.portaldatransparencia.gov.br) todas as informações de órgãos e entidades que administrem recursos e bens da União, seja por meio de investimento ou empréstimo.

O ministro ressalta ser preciso levar em consideração que “ainda há pouca coisa”. Perguntado sobre eventuais atrasos, responde: “É, até o momento há pouca coisa em projetos de obras, certamente ainda teremos pouco para divulgar”.

Leia abaixo a entrevista:

Terra Magazine – Quais são os objetivos dos decretos assinados pelo presidente Lula?
Jorge Hage – É a criação no Portal da Transparência de duas áreas; para divulgar todas as informações sobre gastos e investimentos públicos relativos à Copa de 2014 e às Olimpíadas de 2016.

Como foi essa negociação?
Foi feita a sugestão ao presidente Lula e ele topou na hora. Houve os rotineiros ajustes com os ministérios envolvidos e os decretos foram publicados hoje.

Qual é a pretensão?
Transparência total relativa aos gastos de 2014 e 2016. Divulgaremos no site todas as fontes de recursos, os órgãos executores, o cronograma de cada obra, editais de licitação, contratos, convênios, fotos das obras, operações de crédito e financiamento do Banco Nacional do desenvolvimento Social (BNDS), relatórios simplificados do andamento das obras…

Ou seja, quem quiser meter a mão…
Quem quiser meter a mão terá que ser, ao menos, visto, fiscalizado e flagrado pela imprensa independente e investigativa. E terá que se haver com a lei.

Em que pé está isso agora?
Vou baixar a portaria que define prazos e forma de envio dos dados para a Controladoria Geral da União (CGU). Mas temos que levar em consideração que ainda há pouca coisa…

O senhor quer dizer que como está tudo um pouco atrasado…
É, até o momento há pouca coisa em projetos de obras, certamente ainda teremos pouco para divulgar.

Podemos esperar que não haverá nenhum centavo de dinheiro público sem ser acompanhado?
O objetivo é exatamente esse, acompanhar, fiscalizar, cada centavo, tanto do orçamento quanto dos financiamentos.

Be Sociable, Share!

Comentários

Olivia on 17 dezembro, 2009 at 13:32 #

Mais dois Jorge Hage no pedaço dava jeito neste país. Vida longa e com saúde ao nosso ministro, sim, JH é coisa nossa. Baiano de verdade.


Regina on 17 dezembro, 2009 at 16:10 #

Dignissimo Ministro: Confio na sua determinacao e honradez para levar a cabo essa tarefa que muitos consideram impossivel. O nosso amado Brasil esta clamando por pessoas de bem que queram dar um jeito na bagunca da casa e coloquem seu patrimonio na lista de prioridades para a grandeza da Nacao e nao dos seus bolsos. Que bom saber do Sr. atravez da BP, em nome dos brasileiros fora do pais:Obrigada!


Graça on 17 dezembro, 2009 at 17:24 #

Concordo com Olívia! Vida longa ao ministro!


Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • dezembro 2009
    S T Q Q S S D
    « nov   jan »
     123456
    78910111213
    14151617181920
    21222324252627
    28293031