Juiz De Sanctis: suspeição surpreende
Juiz
================================================
DEU NA FOLHA DE SÃO PAULO

MÔNICA BERGAMO

Colunista da Folha de S.Paulo

O juiz Fausto Martin De Sanctis, da 6ª Vara Criminal Federal, foi considerado suspeito e terá que se afastar do caso MSI/Corinthians, parceria em que o clube e a empresa são investigados por suposta lavagem de dinheiro e formação de quadrilha. A decisão foi tomada pela desembargadora Cecília Mello, do Tribunal Regional Federal da 3ª Região.

A decisão foi tomada hoje(ontem 15) e o juiz ainda não foi notificado. Procurado pela Folha, De Sanctis se mostrou surpreso e afirmou que não poderia se manifestar. Pouco antes de atender a ligação, ele estava tomando o depoimento de uma testemunha de acusação justamente do caso Corinthians.

Os advogados que pediram a suspeição de De Sanctis, Roberto Podval, que defende Kia Joorabchian, e Alberto Toron, que defende o russo Boris Berezovski, confirmaram o afastamento. De acordo com eles, o juiz foi afastado liminarmente do caso até o julgamento final da exceção de suspeição.

De Sanctis teria perdido a imparcialidade para conduzir o processo. Um juiz substituto deve assumir o caso até que o TRF decida se De Sanctis é ou não suspeito. Em casos de afastamento, não cabe recurso. Resta ao juiz esperar o veredicto final.

Satiagraha

A atuação do juiz também é questionada no inquérito derivado da Operação Satiagraha, que investiga supostos crimes financeiros atribuídos ao banqueiro Daniel Dantas. A operação prendeu no ano passado o banqueiro Daniel Dantas, do Opportunity, o ex-prefeito Celso Pitta e o investidor Naji Nahas. Todos foram soltos depois.

Em outubro, o TRF-3 (Tribunal Regional Federal) da 3ª Região manteve o processo com De Sanctis, da 6ª Vara Federal Criminal de São Paulo.

O desembargador Johonsom Di Salvo, relator da ação de conflito de competência apresentada pela juíza Silvia Maria Rocha, manteve o processo com ele até que o tribunal julgue a ação.

A juíza recorreu ao tribunal depois que De Sanctis negou o pedido para transferir para a 2ª Vara Federal o precesso da Satiagraha.

Parceria MSI/Corinthians

A MSI chegou ao Corinthians no final de 2004 e trouxe ao clube reforços de peso para a disputa da temporada 2005, como os argentinos Mascherano e Carlitos Tevez, e os meias Carlos Alberto e Roger, entre outros.

Apesar da conquista do Nacional em 2005, a parceira e o clube sempre estiveram em rota de colisão, principalmente entre o então presidente corintiano, Alberto Dualib, e Kia Joorabchian, representante da MSI.

No dia 21 de dezembro de 2007, o time do Parque São Jorge informou que enviou notificação à MSI para formalizar a rescisão contratual entre as partes, que segundo o clube foi “consolidada, para todos os fins e efeitos de direito, desde 24 de julho de 2007”.

A nota revelava também que o clube pretendia cobrar da empresa valores que julga devidos –estima-se que a dívida seja de cerca de R$ 60 milhões.

Dirigentes do clube e da MSI foram processados pela Justiça Federal após denúncia do Ministério Público. Eles são acusados de lavagem de dinheiro e formação de quadrilha.

O juiz federal Fausto de Sanctis era o responsável pelo processo Corinthians/MSI. Em novembro do ano passado, a 2ª Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) anulou por unanimidade decreto expedido por ele que determinava a prisão preventiva do iraniano Kia Joorabchian. O Supremo também estendeu a decisão ao magnata russo Boris Berezovski, e a Nojan Bedroud, ex-diretor da MSI.
===================================================

BAHIA EM PAUTA COMENTA: É como disse o sempre atento jornalista Ricardo Boechat, na manhã desta terça-feira, 16, depois da copnversa diária com a colunista Mônica Bérgamo, na Radio Band-News,FM: os ladinos , ágeis e bem pagos advogados de banqueiro e poderosos do país, parece que conseguiram derrubar o portão por onde sairão pelo vão da impunidade, os principais envolvidos na emblemática Operação Satiagraha, incluindo Daniel Dantas.
A conferir

(Vitor Hugo Soares)

Be Sociable, Share!

Comentários

Olivia on 17 dezembro, 2009 at 9:04 #

Fique de olho caro internauta – esta é a “senha” para a lambança geral, afastar o nobre Juiz Fausto de Sanctis e liberar geral. Definitivamente, este país não tem mais solução.


Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • dezembro 2009
    S T Q Q S S D
    « nov   jan »
     123456
    78910111213
    14151617181920
    21222324252627
    28293031