O placar final foi apertado mas o Plenário do Senado brasileiro acaba de aprovar, por 35 votos a 27, o projeto de decreto legislativo (PDS 430/09) que referenda o protocolo de adesão da Venezuela ao Mercosul. O texto agora vai a promulgação.
Com essa decisão, já bem próximo do ano terminar, fica faltando apenas a anuência do parlamento do Paraguai para que o paÃs efetivamente passe a integrar o bloco, pois Argentina e Uruguai também já deram sua aprovação.
O Mercado Comum do Sul (Mercosul) é um projeto de integração concebido por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, envolvendo dimensões econômicas, polÃticas e sociais. Os diversos órgãos que o compõem cuidam de temas tão variados quanto agricultura familiar ou cinema, por exemplo.
No terreno econômico, o Mercosul assume hoje o caráter de União Aduaneira, mas seu objetivo é constituir-se em verdadeiro Mercado Comum, seguindo os objetivos estabelecidos no Tratado de Assunção, que determinou a criação do bloco, em 1991
A aprovação de hoje pelo Senado é o último passo legislativo para a ratificação brasileira da entrada de Caracas no grupo, e o protocolo de adesão passa a depender apenas da aprovação do parlamento paraguaio para entrar em vigor.
(Postado por Vitor Hugo Soares, com informações dos portais IG e Folha Online)