dez
10
Postado em 10-12-2009
Arquivado em (Newsletter) por vitor em 10-12-2009 11:41

Entrada triunfal de Obama…
Premobama
…para receber Nobel da Paz
Prempaz
=====================================================
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, destacou na manhã desta quinta-feira na Noruega, onde recebeu o Nobel da Paz, suas preocupações em relação ao aquecimento global no momento marcado pela Cúpula de Copenhague. Sobre o Nobel, Barack Obama considera que outros candidatos talvez fossem «mais merecedores».

No seu discurso oficial, o presidente norte-americano considerou que algumas vezes o uso da força foi necessário e justificado, principalmenter a nível humanitário e contra a al-Qaeda, onde a negociação não iria conseguir uma deposição das das armas.

Barack Obama apelou ainda à ação contra os países que violam as leis internacionais e garantiu que os Estados Unidos da América vão estar sempre ao lado daqueles que lutam pela liberdade.

Além do Nobel da Paz o presidente norte -americano recebeu também um cheque no valor de um milhão de euros que vai doar a instituições de caridade.

Mais cedo, em entrevista coletiva, Obama reafirmou que o prémio foi uma grande surpresa, mas afirmou não ter dúvidas que outros o merecem mais.

Numa coletiva de imprensa o presidente norte-americano falou sobre conferência do clima em Copenhaga, reafirmando o empenho dos Estados Unidos em chegar a um acordo sobre as alterações climáticas e a preocupação com o aquecimento global do planeta.

Segundo o portel TSE, de Portugal, o presidente norte-americano chegou, esta manhã, a Oslo para receber a distinção, nove dias depois de ter decidido intensificar as operações militares no Afeganistão com o envio de mais 30.000 soldados.

Barack Obama abordou esta questão na conferência de imprensa, salientando a necessidade de conseguir estabilidade em países como o Afeganistão e reiterou que não tem qualquer dúvida sobre a data de Julho de 2011 para a retirada das tropas.

O presidente dos Estados Unidos salientou também a necessidade de salvaguardar os direitos humanos e tornar o mundo livre de armas nucleares, salientando que é uma das prioridades da presidência dos Estados Unidos.

(Postado por Vitor Hugo Soares, com informações do “El País”, Espanha, Diário de Notícias, Portugal, e portal TSE Rádio Notícias, de Lisboa.)

Be Sociable, Share!

Comentários

Regina on 10 dezembro, 2009 at 16:26 #

Com humildade, compostura, e através de um dos seus mais memoráveis discursos, quase tão longo quanto o da sua aceitação do resultado das eleições que o elegeu presidente dos Estados Unidos, em Oslo, Obama demonstrou que, apesar de estar somente começando, e por isso talvez não merecedor ainda do lugar no patamar dos prêmios Nobel da Paz, ele acredita que poderá ser uma forma de alcançar o mundo que desejamos.
Não acredito em guerras e não reconheço razões que as justifiquem a não ser própria defensa, portanto não concordo com algumas das opiniões manifestadas no seu magnífico discurso. Nove dias após sua decisão de enviar 30.000 tropas de jovens americanos para a guerra em Afghanistan, Obama defendeu a guerra veemente e me deixou na duvida se essas palavras realmente refletem seu sentimento ou são as palavras e posição esperada do líder americano. Das suas palavras ecoam a afirmacão: “I face the world as it is” “ Eu encaro o mundo como ele é” e ele esta obrigado a proteger e defender o pais que lidera. Reconheceu também, que em certos casos, (a armada de Hitler, Al-Qaida liderança, etc) negociação não funciona. Concluindo com o reconhecimento de que, ainda que justificada, a guerra custa um alto preço e a promessa da tragédia humana.
Que aconteceu com a mudança prometida?


rosane santana on 10 dezembro, 2009 at 18:13 #

“A proposito, a rede CNN divulgou resultado de pesquisa, dia 21 de outubro passado, em que 54% dos americanos reprovaram a concessao do Nobel da Paz para Obama.


Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • dezembro 2009
    S T Q Q S S D
    « nov   jan »
     123456
    78910111213
    14151617181920
    21222324252627
    28293031