Retratos afro-brasileiros
=================================================
Nesta quinta-feira, 10, a partir das 16 horas, a jornalista baiana Cleidiana Ramos estará fazendo a defesa da sua dissertação de mestrado intitulada O Discurso da Luz – Imagens das Religiões Afro-Brasileiras no Arquivo do Jornal A Tarde. Trata-se de um estudo sobre a importância documental de 1.432 fotografias pertencentes ao Arquivo A TARDE que retrata diversos aspectos do candomblé, umbanda, culto dos eguns e outras modalidades religiosas.
A banca avaliadora é formada pelos doutores em antropologia Cláudio Luiz Pereira (o orientador), Nicolau Parés, ambos do Programa de Pós-Gradução em Estudos Étnicos e Africanos (Pós-Afro), do qual Cleidiana é aluna, e Fernando de Tacca, da Unicamp. O Pós-Afro é vinculado à Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFBA.
A defesa será no CEAO, localizado no Largo 2 de Julho, às 16horas. Quem se interessar por fotografia e antropologia pode chegar que será bem vindo.
Amigos, assisti na tarde desta quinta-feira a defesa de tese de Cleidiana, foi muito bom, um trabalho de pesquisa primoroso, uma apresentação emocionante. Parabéns a esta guerreira. Ao final, foi servido um delicioso caruru.
Olivia, daqui de Boston, me associo a sua saudacao a moda americana: CONGRATULATIONS, Cleidiana. O meu caruru vai ficar para breve, quando estarei de volta.