dez
09
Postado em 09-12-2009
Arquivado em (Newsletter) por vitor em 09-12-2009 13:33

Palin x Obama: “Mais pressão”
SPalin
====================================================
A republicana Sarah Palin, ex-candidata à vice-presidência dos Estados Unidos desafiou o presidente dos Estados Unidos, o democrata Barack Obama, a boicotar a conferência de Copenhaga sobre clima. O dasafio foi feito num texto publicado nesta quarta-feira, 9, no Washington Post, um dos mais influentes jornais americanos.

“O que Obama espera verdadeiramente trazer de Copenhague é mais pressão para fazer votar a proposta de lei dos democratas sobre a regulamentação dos gases com efeito estufa. É uma estratégia política”, escreve Palin.

“O Presidente devia boicotar Copenhague”, defendeu a republicana.

A Câmara dos Representantes adoptou em Junho um projecto de lei democrata que prevê a redução das emissões de dióxido de carbono (CO2) nos Estados Unidos em 17 por cento até 2020, tendo por base a situação de 2005. Um texto semelhante foi apresentado no Senado, prevendo uma descida de 20 por cento, mas não deverá ser adoptado antes de 2010.

“A última coisa que a América precisa é de uma legislação malevolente que aumente as taxas e faça mal ao emprego”, referiu Sarah Palin.

“As políticas (…) que estão em análise em Copenhague não vão mudar o tempo que faz mas vão mudar a nossa economia e para pior”, acrescentou.

Barack Obama anunciou que vai estar na conferência de Copenhague em 18 de Dezembro, último dia dos trabalhos, para participar nas negociações finais com outros dirigentes mundiais.

Reportagem de hoje no Diário de Notícias, de Portugal, revela que delegações de 192 países estão reunidas até 18 de Dezembro em Copenhague naquele que é já considerado o maior e mais importante encontro de sempre sobre o clima.

O objetivo é chegar a um consenso em relação a um texto para um acordo legalmente vinculante, que concretize os objetivos necessários para assegurar que o aquecimento global não será superior a dois graus centígrados em relação à era pré-industrial.

Chefes de Estado

Está confirmada a presença de mais de cem chefes de Estado e de Governo na conferência na capital da Dinamarca, convocada pela ONU, a que também assistirão cerca de 15 mil delegados e o próprio secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon. O primeiro-ministro português, José Sócrates, participará na cúpula do meio ambiente.

(Postada por Vitor Hugo Soares, com informações do DN, de Lisboa, e Washinhton Post, EUA.

Be Sociable, Share!
Deixe um comentário
Name:
Email:
Website:
Comments:

  • Arquivos

  • dezembro 2009
    S T Q Q S S D
    « nov   jan »
     123456
    78910111213
    14151617181920
    21222324252627
    28293031